A área total de feijão na safra 2014/2015 (três safras) poderá alcançar 3,24 milhões de hectares, menor em 3,4% do que na safra anterior. A produção nacional com a leguminosa deverá ficar em 3,25 milhões de toneladas e 5,3% menor do que na safra 2013/2014, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu terceiro levantamento de intenção de plantio, divulgado nesta quarta-feira (10/12).
A área de feijão primeira safra está estimada em 1,07 milhão de hectares, o que configura um decréscimo de 9,6% em relação à safra passada. A maioria dos principais Estados produtores deve reduzir a área de plantio com feijão. "A comercialização instável e os riscos climáticos aliados à cultura, somados à atratividade de outros produtos concorrentes, como soja e milho, derrubam uma maior intenção dos produtores em todo País, nesta temporada", informa a Conab.
A maior parte do volume da produção de feijão primeira safra é produzida na Região Centro-Sul, que corresponde a quase 87% da produção total, destacando-se Paraná, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e São Paulo.
Quanto às culturas de segunda e terceira safras, os plantios se iniciam a partir de janeiro de 2015, finalizando em junho.