Com o plantio encaminhado, a atenção dos produtores do Mato Grosso volta-se para as cotações da soja, bem mais próximas dos custos de R$ 42 por saca do que nos últimos anos. O temor é que, em março, as margens fiquem abaixo dos 15% projetados neste momento. As lavouras superam os problemas climáticos do início do plantio e devem elevar a colheita em 6,1%, exercendo pressão sobre os preços.
A estimativa de incremento na produção é da Expedição Safra Gazeta do Povo, que percorreu as principais regiões produtoras de Mato Grosso nos últimos dias. O plantio está sendo encerrado em área 5,1% maior (8,8 milhões de hectares) e, com produtividade de 52 sacas por hectare, a colheita deve passar de 26,2 milhões (2013/14) para 27,8 milhões de toneladas.
Os produtores adiam vendas e investem na construção de silos, numa tentativa de forçar altas nas cotações na colheita. Eles acreditam que os R$ 49 projetados pelo mercado podem chegar a R$ 52 no mercado físico em março de 2015, apuraram os técnicos e jornalistas da Expedição Safra.
A equipe percorreu estado durante viagem de 6 mil quilômetros pelo Centro-Oeste brasileiro. No último ciclo, a ampliação do plantio mato-grossense registrada pela Expedição Safra foi de 10%, ou seja, quatro pontos mais forte do que nesta temporada. Ainda assim, o novo passo no ciclo de expansão do cultivo é significativo, num ano de preços limitados e clima irregular.
No último ano, Mato Grosso ampliou sua capacidade estática de armazenagem de grãos em 4%, conforme aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Hoje, o estado consegue guardar até 29,7 milhões de toneladas. Essa estrutura deve ser amplamente usada pelos produtores que aguardam reação nas cotações. Eles informam que devem lançar mão também de silos-bolsas, embalagens descartáveis que ficam nas próprias lavouras e evitaram prejuízos com o milho de inverno.
Obras BR-163
Responsável por 1/3 da safra brasileira, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm preocupação constante com o escoamento dos grãos e as melhorias na BR-163 parecem aliviar um pouco deste peso. No entanto, as filas seguem dominando o fluxo e prolongando as horas de viagem, conforme apurou a equipe com produtores e durante o percurso na região.
O problema deve ser amenizado pela melhor qualidade das estradas e após a entrega do primeiro trecho de duplicação da rodovia, entre Rondonópolis (MT) e o principal terminal ferroviário de embarque de grãos, conforme a concessionário Rota do Oeste. São aproximadamente 20 quilômetros, com estimativa de encerramento das obras em cinco meses.
Novo roteiro
A próxima região de sondagem da Expedição são as lavouras no MaToPiBa – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A cada ciclo a nova fronteira agrícola tem demonstrado maior força na expansão da produção. O foco do levantamento nesta fase do plantio é apurar a dimensão da área de cultivo e as previsões climáticas, que indicam chuvas, o que deve permitir o deslanche da semeadura.