O Circuito ExpoCorte, evento que percorre os principais polos de produção pecuária do País para disseminar tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne, encerra a edição de 2014 com a missão cumprida de levar informação para onde o pecuarista está.Em sua terceira edição, o Circuito passou por Cuiabá (MT) em março, Campo Grande (MS) em julho, Ji-Paraná (RO) em setembro, Araguaína (TO) em outubro, finalizando em Uberlândia (MG) em novembro, com a participação de cerca de 4.500 pessoas, dentre as quais 80% produtores rurais.
Organizado pela Verum Eventos, em dois dias de workshop o tema principal “Como conseguir o máximo de minha propriedade” foi discutido sob diversos aspectos como gestão, sanidade, genética, nutrição, manejo, pastagem, sucessão dos negócios, visão do mercado nacional e internacional, integração da cadeia produtiva, sustentabilidade, questão ambiental e mão de obra. Em cinco etapas foram promovidas 65 palestras e 20 debates.
O evento teve grande cobertura da imprensa, possibilitando multiplicar os temas discutidos com um maior número de pessoas. Cerca de 140 jornalistas de diversos veículos de comunicação fizeram cobertura no evento e foram publicadas aproximadamente 800 reportagens a respeito do Circuito ExpoCorte. Os conteúdos discutidos no evento também puderam ser acompanhados pelo Facebook (www.facebook.com/expocorte) que conta com 5.400 fãs. Ao longo do ano foram publicados cerca de 400 posts sobre os eventos, que atingiram 92 mil pessoas, sendo que dessas, 12 mil interagiram com os conteúdos; curtindo, comentando ou compartilhando.
Para a diretora da Verum, Carla Tuccilio, a missão do Circuito ExpoCorte foi cumprida diante do desafio de promover eventos em diferentes regiões do país com características e necessidades distintas. “O que mais nos motiva é ver como o pecuarista responde muito bem ao que o evento propõe, que é buscar conhecimento e tecnologia para evoluir na atividade, tornando a pecuária cada vez mais profissional, produtiva e rentável”, avalia Carla.
“O evento é muito importante para o setor da pecuária porque dá oportunidade ao produtor de ter acesso à informação de qualidade. O pecuarista fica sabendo de tudo o que acontece na atividade, contando com o auxílio de técnicos altamente especializados. Além disso, propicia a interação com os produtores das demais regiões produtoras no Brasil. A expectativa para o próximo ano é a melhor possível. Temos a responsabilidade de abrir o Circuito em Cuiabá. Mato Grosso tem o maior rebanho comercial do Brasil e sabemos da importância que é mobilizar os produtores para o evento, que já é consolidado e exerce grande influência para os negócios da pecuária”, afirmaLuciano Vacari, Superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), parceira do Circuito na etapa de Cuiabá.
Para o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, a pecuária vive momento de transformações que demandam constante atualização do produtor, bem como o desenvolvimento de novas habilidades. “As relações de mercado também exigem novas posturas de todos os atores desta cadeia produtiva. Eventos como a Expocorte cumprem um papel fundamental de ser um fórum de debate não só para demonstrar a abrangência dessas mudanças como também de abrir espaço para discussões de temas emergentes nessas alterações, orientando a tomada de decisão do pecuarista”, afirma.
Para 2015 estão previstas cinco etapas: Cuiabá (MT) em março, Campo Grande (MS) em julho, Uberaba (MG) em setembro durante a Expoinel Nacional, Araguaína (TO) em outubro e Ji-Paraná (RO) em novembro. Os organizadores estudam também convites para realizar etapas internacionais do Circuito ExpoCorte na América Latina.
Apresentação de tecnologias e geração de negócios
Além das palestras e debates, o Circuito ExpoCorte conta com uma feira de negócios que possibilita aos participantes ter acesso às tecnologias disponíveis para otimizar a atividade.
“Para a Zoetis, foi uma oportunidade de contribuir, acrescentar, trocar experiências com a cadeia nas diferentes frentes de trabalho e de melhora para a pecuária brasileira. O evento dá uma contribuição única, pois reúne diferentes perfis de proprietários e manejos na criação animal, levando a uma troca de experiência enriquecedora para toda a cadeia da carne presente no evento. Destaco em especial as mesas redondas ao final de cada ciclo de palestras e as etapas em RO e TO, salienta o Coordenador Nacional de Bopriva da Unidade de Negócios Bovinos da Zoetis, Robson Stellato.
“Para a Dow AgroSciences, a participação em eventos como o Circuito ExpoCorte 2014 é importante, pois leva nossos produtos, tecnologias e serviços às principais regiões produtoras. Ao longo das edições do Circuito ExpoCorte 2014, a Dow AgroSciences destacou o conhecimento técnico de suas soluções por meio de palestras e apresentações realizadas em todas as etapas do evento, focando a importância da boa pastagem para a produção animal. Para a companhia, viabilizar o acesso do pecuarista à informação e tecnologia é uma forma de aproximá-lo das suas inovações. Da mesma forma, além do conceito de Pecuária Sustentável, a companhia levou seus serviços e soluções em herbicidas e forrageiras para todas as edições do Circuito ExpoCorte 2014”, afirma o Líder de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Negócios da Dow AgroSciences, Roberto Risolia.
“Para o Minerva foi um oportunidade de estreitar relacionamento com produtores e também de prospectar novos fornecedores. O evento é de extrema importância, pois leva informação de qualidade e também o encontro dos agentes do setor para troca de ideias e experiências. A edição de 2014 foi muito boa e destaco a etapa de Araguaína como uma surpresa positiva e que deve ser mantida”, observa Fabiano Tito Rosa, do Minerva Foods.
“O Circuito foi muito bom e para a DSM foi mais uma oportunidade de estarmos próximos dos nossos clientes e fortalecer o relacionamento com o mercado. O evento leva informação e novos conceitos para o mercado, promovendo o debate entre os elos da cadeia, que estão representados como palestrantes e público do evento. A qualidade do público, os pecuaristas e profissionais do mercado que participam do evento são atores fundamentais na cadeia. Isso gera um ambiente rico em informações e com capacidade de disseminar soluções inovadoras para o mercado”, ressalta o diretor de Marketing de Ruminantes Brasil da DSM, Juliano Sabella.
“Para a Phibro significou participar de um movimento que está alinhado com a necessidade do setor: capacitar para crescer. E o primeiro passo é despertar o interesse para dar rumos mais seguros às tomadas de decisões de nossos clientes e parceiros”, avalia o diretor da unidade bovinos na Phibro Animal Health, Danilo Grandini.
Mais informações: www.circuitoexpocorte.com.br