Publicado em 08/12/2014 15h12

Preço do açúcar nos EUA supera em 58% o do mercado global

O país é o quarto maior consumidor de açúcar e depende de importações para suprir cerca de 25% de sua demanda
Por: Estadão Conteúdo

açucar

Os preços do açúcar estão mais altos nos Estados Unidos, enquanto em outros países estão caindo. Em setembro, as cotações do alimento no mercado global atingiram o menor patamar em mais de cinco anos, apesar de terem se recuperado um pouco depois da queda. No entanto, os preços do açúcar no mercado futuro dos EUA estão 58% acima daqueles praticados no mercado global. 

O preço do açúcar para entrega em março nos EUA fechou a 23,98 cents/lb na sexta-feira na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). Já o contrato usado no mercado global com vencimento para o mesmo mês encerrou em 15,14 cents/lb. Há um ano, a diferença entre os dois contratos era de apenas 2 cents. À época, os EUA importaram um volume recorde do México e criaram um cenário com estoques amplos no país, o que reduziu os preços do açúcar internamente.

Os preços do açúcar nos EUA costumam ficar alguns cents acima do preço mundial, devido à políticas de restrição de importações e a auxílios aos produtores. No entanto, a diferença se expandiu neste ano após o governo norte-americano ameaçar aumentar as taxas de importação do México para proteger os produtores dos EUA. Em outubro, o México fechou um acordo preliminar para embarcar menos açúcar aos EUA, o que reduziu a diferença entre o preço dos EUA e o preço mundial no mercado de futuros.

Os EUA são o quarto maior consumidor de açúcar e dependem de importações - principalmente do México - para suprir cerca de 25% de sua demanda. Diferente de outros exportadores de açúcar, como Brasil e Tailândia, o México vende a commodity para os EUA livre de taxas, devido ao Tratado de Livre-Comércio da América do Norte. No entanto, em março, produtores dos EUA alegaram que o México estaria subsidiando a indústria de açúcar. O Departamento do Comércio estipulou a taxa de importação em 64,27% sobre o açúcar mexicano, elaborando um acordo para suspender a tarifa apenas quando o país se comprometesse a restringir as vendas. A acordo ainda não foi finalizado. 


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que o México deve exportar 26% menos açúcar na temporada iniciada em 1º de outubro ante a temporada passada. Segundo analistas, a redução das exportações do México pode pesar ainda mais sobre as cotações do açúcar, uma vez que o produto que era destinado aos EUA irá contribuir para aumentar os estoques mundiais. "Haverá muito mais açúcar do México no mercado mundial", disse Sergey Gudoshnikov, economista da Organização Internacional do Açúcar (OIA). "Isso deve pressionar os preços.