Publicado em 25/08/2017 18h08

CNA pede que Agricultura volte a cuidar de políticas para o setor de irrigação

A condução da agricultura irrigada do Brasil está atualmente sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional
Por: Estadão Conteúdo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e mais oito entidades do setor pediram, na quinta-feira, 25, a transferência do comando da Política Nacional de Irrigação para o Ministério da Agricultura, informou a CNA em nota. A reivindicação ocorreu no seminário Irrigação no Brasil - Uma Nova Gestão, realizado em Brasília.

A CNA, na "Carta Aberta dos Irrigantes", propõe a mudança imediata na condução da agricultura irrigada do País, que atualmente está sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.

A CNA lembra que a recente extinção da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) deixou a atividade "sem comando e direcionamento". "A condução da política de agricultura irrigada no Brasil enfrenta um quadro de abandono por parte do governo federal", menciona o texto da carta.

O presidente da CNA, João Martins, no seminário, disse que a instituição vai trabalhar pela transferência. "É urgente alterar o modelo institucional em vigor passando o controle para o Ministério da Agricultura", comentou.

Além da CNA, as seguintes entidades assinam a carta: Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura; Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem; Associação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação; Associação do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio na Palha; Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia; Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás; Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais; e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luis Eduardo Magalhães.