Publicado em 24/08/2017 17h52

Trump já fala em “terminar” NAFTA

"Pessoalmente, não acho que possamos chegar a um acordo", afirmou esta semana
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já admite “matar” o NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) para negociar melhores condições de comércio com o Canadá e o México. “Pessoalmente, não acho que possamos chegar a um acordo. Acho que acabaremos provavelmente terminando o NAFTA em algum momento”, admite ele passados apenas alguns dias após a primeira rodada de negociações do bloco.

Nos últimos anos as exportações de alimentos e produtos agro dos EUA para o Canadá e o México quadruplicaram no âmbito do NAFTA, o que levou grupos representativos a se mobilizarem junto a Washington para evitar qualquer transtorno no comércio durante as renegociações. Por outro lado, Trump prometeu repetidamente durante a campanha eleitoral de 2016 que eliminaria o acordo de livre de comércio se não pudesse melhorar seus termos.

O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, pediu “uma grande melhoria” no pacto quando as negociações foram abertas, há cerca de uma semana. Os principais objetivos dos norte-americanos são a eliminação de déficits comerciais e o aumento do número de empregos na indústria local. A segunda rodada de negociações está agendada para os dias 1º a 5 de Setembro no México, com o Canadá recebendo a terceira e derradeira sessão no final do próximo mês.