Publicado em 22/08/2017 18h18

Senar amplia ferramentas de monitoramento da Assistência Técnica e Gerencial

Entidade quer melhorar aplicação da metodologia e aumentar a eficiência do atendimento ao produtor rural.
Por: Assessoria de Comunicação Senar Brasil (com informações do Senar/MS)

ETEC

Cento e quinze profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participam a partir de hoje, 21, do 3º Fórum da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em Brasília. Supervisores e coordenadores de 26 Administrações Regionais do SENAR vieram conhecer a nova plataforma de monitoramento da ATeG, o SISATeG, que vai trazer melhorias para a aplicação da metodologia no campo e aumentar a eficiência do atendimento ao produtor, como destaca o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira. A ferramenta, de início, vai atender 14 cadeias produtivas em todo o Brasil.

“Essa é uma boa oportunidade para discutirmos ATeG. Nossa  expectativa é grande com o novo software e vamos poder debater o que pensamos nos últimos sete meses com a equipe de TI do Sistema CNA/Senar, que desenvolveu a ferramenta para testarmos e apresentarmos aos técnicos de campo”, explica.

Ferreira lembrou da Carta de Brasília, documento final do 2º fórum que contém as 10 diretrizes para evolução da ATeG do Senar. Segundo ele, a principal demanda dos técnicos foi a necessidade de um sistema melhor. “O Senar resolveu internalizar o sistema por dois motivos: primeiro porque os técnicos de campo precisam gerar mais informações no dia da visita e segundo, para que as Regionais possam reportar melhor os resultados da ATeG.”

As Administrações Regionais vão receber o sistema para testes nos estados. A ideia é usar a ferramenta e apontar ajustes ou melhorias que deverão ser implantadas no software até o final do ano. “Queremos a unicidade da metodologia, ou seja, o que for feito no Acre precisa ser o mesmo no Rio Grande do Sul, guardadas, é claro, as peculiaridades de cada estado”, afirma Matheus Ferreira.

Equipe do ATeG do Senar/MS participando do 3º Fórum da Assistência Técnica e Gerencial em Brasília.

“Esse encontro é importante para comprovar que as propostas elaboradas em 2016 para a evolução no sistema de gestão tiveram êxito. O foco principal é a apresentação das melhorias dessa ferramenta, com possibilidade de melhores informações dos resultados e maior acompanhamento dos projetos. Os dados e números exatos vão dar celeridade e mais credibilidade aos procedimentos técnicos”, explica a gestora do ATeG do Senar/MS, Mariana Urt.

O novo software terá uma base de dados online e outra offline, para que os técnicos de campo possam inserir os dados coletados durante as visitas técnicas. “Nossa ideia foi criar um aplicativo para coleta de dados e geração de informações. Uma ferramenta usual, mais simples e intuitiva que permita aos técnicos coletar dados e gerar mais indicadores”, explica a assessora técnica da Coordenação de ATeG, Bárbara Magalhães.

O coordenador da ATeG reforça a importância do encontro para debater melhorias para a metodologia. “A ATeG é algo novo, uma metodologia inovadora,  temos a oportunidade de buscar melhorias em grupo, porque afinal, nenhuma metodologia pode ser engessada, sempre é preciso ajustar. E isso significa ter uma visão dos estados, que é onde a prática acontece. As mudanças que por ventura apareçam nos estados precisam ser compartilhadas com todos”, frisa. “A ATeG não é um programa, é uma nova vertente do Senar e veio para ficar. Já evoluímos muito, temos bons resultados em vários estados e por isso queremos manter esse fórum pelo menos uma vez por ano para debatermos os resultados.”

As atividades do 3º Fórum da ATeG acontecem em um hotel de Brasília e seguem até quarta-feira (23). Na programação, o treinamento dos técnicos da ATeG no SISATeG, perspectivas da Assistência Técnica e Gerencial e encaminhamentos do fórum.