Publicado em 13/03/2017 11h36

Frango e ovo na inflação (IPCA) dos últimos 12 meses

O levantamento mensal aponta que o preço médio de aves e ovos registrou evolução superior à inflação local: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campo Grande
Por: Avisite

O levantamento mensal do IBGE aponta que, no acumulado em 12 meses, em somente três capitais (das 13 acompanhadas pelo órgão) o preço médio de aves e ovos registrou evolução superior à inflação local: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campo Grande.

Em Campo Grande, apenas o frango (inteiro e em pedaços) superou o IPCA local, de 6,33%. Mas a diferença a mais foi pequena, de menos de meio ponto percentual. Já no Rio de Janeiro essa diferença subiu para quase dois pontos percentuais e foi determinada pelo frango inteiro e pelos ovos.

Mais significativa, porém, foi a valorização registrada em Porto Alegre. Pois, frente ao IPCA local de 4,73%, o preço de aves e ovos acumulou variação de 11,50% - diferença de 6,77 pontos percentuais. E, neste caso, os três itens superaram o IPCA, o mais significativo o dos ovos (+21,29%).

Mas uma vez que em mais de três quartos das capitais pesquisadas o preço médio de aves e ovos teve evolução inferior à da inflação (por sinal, em São Paulo, Salvador, Curitiba e Vitória a variação foi negativa), pode-se afirmar que os dois alimentos provenientes da avicultura contribuíram de forma decisiva para que o IPCA de fevereiro alcançasse o menor índice deste século. 

Assim, para um IPCA que acumulou variação de 4,76% em 12 meses, aves e ovos ficaram, na média , 2,7 pontos percentuais abaixo (+2,06%). E quem mais se aproximou da inflação foram os ovos (+4,24%). Frango inteiro aumentou 2,04% e frango em pedaços apenas 0,78%.