Publicado em 09/02/2017 09h18

Redução no volume de ovos comerciais exportados nos últimos anos esteve concentrado em Angola e Emirados

Os dados coletados através do sistema AliceWeb do Ministério do Desenvolvimento Industria e Comercio (MDIC) indicam forte retração no volume de ovos comerciais destinados ao mercado externo nos últimos anos.
Por: Avisite

Ano passado, por exemplo, o setor de postura comercial embarcou o mais baixo volume dos últimos cinco anos. Uma redução superior a 64% na comparação com os embarques de 2012.

Como aconteceu uma redução tão drástica em tão pouco tempo? As empresas exportadoras e os importadores poderiam dar diversas explicações para o fato. De toda forma, fica a constatação de que 93,5% do volume exportado em 2012 eram destinados a apenas dois países: Angola e os Emirados. E eles foram reduzindo fortemente as importações do produto nos últimos anos.

Os Emirados foram responsáveis por embarques superiores a 151 milhões no decorrer de 2012, volume acima do total importado por todos os países em 2016. Aliás, os Emirados importaram pouco mais de 94 milhões no ano passado, ou seja, reduziram em quase 38% suas compras em relação a 2012.

Angola, por sua vez, adquiriu 190 milhões de ovos em 2012 e era o maior importador do produto brasileiro. De lá pra cá, veio diminuindo fortemente suas aquisições e nada importou no ano passado.

Assim, será preciso grande esforço do setor para recuperar mercados perdidos e, também, abrir novos mercados para voltar a crescer. De toda forma, é preciso cuidar para não perder os atuais mercados conquistados.