Publicado em 01/02/2017 17h41

USP terá centro para pesquisar remédios com derivados de maconha

Instalado na Faculdade de Medicina, em Ribeirão Preto, local vai concentrar pesquisas e estudos clínicos
Por: Globo Rural

saude-mental-768x432
Sede do departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto. Neste local ficará o centro de pesquisas dedicado ao estudo dos derivados de maconha (Foto: Divulgação/USP)

A Universidade de São Paulo (USP) planeja inaugurar ainda neste ano o Centro de Pesquisas em Canabinoides. Inédito no Brasil e resultado de uma parceria da instituição com uma empresa farmacêutica, o local será dedicado à pesquisa de medicamentos derivados da maconha e ficará localizado no campus da Faculdade de Medicina no município de Ribeirão Preto, interior paulista.

As atividades no local serão coordenadas pelo professor Antonio Waldo Zuardi, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. A expectativa é de que o local reúna trabalhos relacionados e produza resultados que levem ao registro de medicamentos por agências reguladoras.

De acordo com a agência de notícias da USP, o novo centro de pesquisas já tem aprovado um estudo clínico com a substância conhecida como canabidiol. Os testes serão feitas em 120 crianças e adolescentes portadores de epilepsia, doença contra a qual o medicamento tem sido utilizado. Cientistas têm atribuído à substância um grande potencial terapêutico.