Publicado em 29/11/2016 16h17

Chapecoense é um time que nasceu em uma região agroindustrial

Cidade catarinense de Chapecó é polo produtor de suínos e derivados; equipe conta com patrocinadores do agronegócio
Por: Estadão Conteúdo

A Chapecoense, equipe fundada em 1973, tem raízes agroindustriais. O município de Chapecó (SC), berço do time, tem como principal atividade a suinocultura e seus derivados e está entre as mais importantes capitais agroindustriais brasileiras. A equipe sofreu um acidente de avião nesta terça-feira (29/11) quando seguia para Medellín, onde disputaria o primeiro jogo da final da Copa Sul-americana de Futebol contra o Atlético Nacional. Essa seria a partida mais importante da história do time catarinense e a primeira vez em que um time do Estado chega a uma final internacional. 

A cooperativa Aurora, de carnes e laticínios, é uma das patrocinadoras da equipe desportiva desde os tempos de Série D do Campeonato Brasileiro. Outro patrocinador envolvido com o agronegócio é a Caixa Econômica Federal, uma das principais instituições financeiras que atendem os produtores rurais e que em 2016 renovou o apoio ao Verdão.

A Chapecoense, um dos times mais conhecidos de Santa Catarina, surgiu após uma decaída do esporte na cidade: os populares Atlético Chapecó e Independente tinham acabado e entusiastas da bola nos pés decidiram fazer a fusão dos clubes. A fundação aconteceu em 1973 com o apoio de empresários locais que estavam empolgados com uma nova equipe para representar a região. Quatro anos depois, a Chapecoense já levava seu primeiro título estadual, com vitória por 1 a 0 sobre o Avaí.

O time vinha tendo ascensão empolgante nos últimos anos: subiu para a série C em 2009 e retornou à série A em 2014, onde já havia competido em 1978 e 1979. Ainda que as cifras do time não sejam gordas como a de grandes clubes, a paixão que movia jogadores e torcida trouxe resultados. 

CHAPECOENSE

Localidade: Chapecó (SC)
Fundação: 1973
Presidente: Sandro Pallaoro
Técnico: Caio Júnior
Estádio: Arena Condá