Publicado em 24/11/2016 16h19

Trigo: depois da Farsul, Ocepar também cobra governo sobre leilões

Entidade exigem mais agilidade do governo para os leilões de trigo no Paraná e no Rio Grande do Sul
Por: Estadão Conteúdo

A expectativa da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) é de que a portaria ministerial que autorizará a realização de leilões em apoio à safra de trigo seja publicada ainda nesta semana.

Em nota, a Ocepar disse que os superintendentes da entidade, Robson Mafioletti, e do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, estiveram nesta quarta-feira, 23, reunidos em Brasília com diretores do Ministério da Agricultura, que disseram que "os editais dispondo sobre a operacionalização dos pregões já estão em elaboração e deverão ser publicados logo após sair a Portaria Interministerial".

Na segunda-feira (21), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) também cobrou do Ministério da Agricultura mais atenção aos produtores de trigo, que estão colhendo a safra e encontram dificuldades na comercialização.

"A divulgação da portaria precisa ser agilizada, pois no Paraná a safra já está praticamente colhida e os preços para o trigo da classe pão tipo 1 estão abaixo de R$ 35,00 por saca, enquanto o preço mínimo é de R$ 38,65 por saca", disse Mafioletti. "Além disso, é importante que isso ocorra o mais rápido possível, pois o trigo comercializado por meio dos leilões tem como destino as regiões Norte e Nordeste do País e será transportado por cabotagem. E, nos próximos meses, o embarque de grãos deve se intensificar, especialmente a partir de fevereiro, por conta do escoamento da safra de soja."