Publicado em 25/11/2014 16h04

Chove forte no Sudeste nos próximos dias

No Nordeste o tempo segue firme
Por: Somar Metereologia

farm

SUDESTE

Na quarta, dia 26, as chuvas continuam de forma intensa em todo o Estado de São Paulo, centro-sul e oeste de Minas Gerais. Além das instabilidades tropicais que já atuam na região, uma nova área de baixa pressão atmosférica se forma na costa do Sudeste, organizando as instabilidades e provocando chuva forte entre São Paulo, oeste do Rio e Minas Gerais. 

Na quinta, dia 27, uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste se torna um ciclone extratropical e organiza as chuvas desde o norte paulista até o norte mineiro e oeste fluminense. Mesmo assim, ocorrem mais períodos de melhoria, que permitem a subida da temperatura na maior parte da região.

SUL

Na quarta, uma frente fria perde força sobre o Sul, mas as instabilidades tropicais e ventos úmidos que sopram do oceano ainda provocam pancadas de chuva ao longo do dia. As áreas mais atingidas serão o leste dos três Estados, mas não se descartam chuvas nas outras áreas. Apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul é que uma massa de ar mais seca começa a avançar, deixando o tempo firme. 

Na quinta uma massa de ar seco avança mais pelo Sul e deixa o tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul. No nordeste gaúcho, além de Santa Catarina e do Paraná ainda há condições para chuva, devido a instabilidades associadas a uma área de baixa pressão próxima à costa do Paraná. 

CENTRO-OESTE

Na quarta as chuvas ganham força no Centro-Oeste. Uma frente fria perdendo força no Sul e uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste mantém o tempo instável e com chuvas mais pesadas entre a maior parte do Mato Grosso do Sul e centro e sul do Mato Grosso, incluindo as regiões metropolitanas. Também chove forte em Goiás nos municípios mais próximos a Minas Gerais. 

Na quinta a formação de um sistema frontal no Sudeste mantém as chuvas mais fortes concentradas no leste de Goiás, Distrito Federal, norte do Mato Grosso do Sul e região central do Mato Grosso. Por outro lado, as chuvas ficam mais irregulares no norte do Mato Grosso e de Goiás. 

NORDESTE

Na quarta, o tempo segue firme numa extensa faixa ao norte e a leste do Nordeste, com previsão de chuva de baixo acumulado e de maneira bem isolada no sul dos Estados do Maranhão e Piauí, além do oeste da Bahia. A sensação é de calor o dia em todos os Estados, com temperaturas mais elevadas e baixa umidade do ar no interior do Nordeste.

Na quinta, as instabilidades diminuem e faz sol e calor em praticamente todo o Nordeste, com o fortalecimento de uma massa de ar mais quente e seco sobre a região. Somente no oeste da Bahia e cidades mais próximas a Minas Gerais as instabilidades provocam pancadas de chuva bem isoladas.

NORTE

Na quarta as pancadas de chuva ainda ocorrem ao longo do dia de forma isolada e de menor intensidade em relação aos dias anteriores, mas com abrangência em todos os Estados do Norte, mas com destaque para o sul do Tocantins e Rondônia.

Na quinta, áreas de instabilidade tropicais ainda mantêm a condição para pancadas de chuva a qualquer hora do dia, principalmente na parte da tarde, concentrados na faixa oeste e sul da região.

Publicidade