Publicado em 16/11/2016 23h47

Abrapa lança Plano de Incentivo ao Algodão para impulsionar o uso da matéria-prima na indústria têxtil

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) lançou, com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e da Bayer, em 26 de outubro, um Plano de Incentivo ao Uso do Algodão, desenvolvido em parceria com a consultoria Markestrat, que surge como resposta da cadeia produtiva ao crescente uso de sintéticos na composição de tecidos para fabricação de peças de vestuário em geral.
Por: Juliana Fernandes | Index

sou algodao

O movimento foi pensando a partir do estudo que faz uma análise da produção de algodão no Brasil – desde o plantio até o consumo final -, além de propor um plano de ação de curto e longo prazo para conscientizar a indústria e os consumidores dos benefícios da matéria-prima produzida nacionalmente.  

O projeto identificou que o uso crescente do material sintético é motivado por diversas razões - do ponto de vista do consumidor e da indústria - como, por exemplo, a forma e caimento do tecido no segmento feminino, preço mais barato, economia de matéria prima, além da proximidade dos fornecedores sintéticos da indústria têxtil. “Os benefícios do produto sintético são superficiais e de curto prazo. O algodão é natural, confortável e saudável, aspectos muito valorizados na moda íntima, infantil e cama mesa e banho”, explica João Carlos Jacobsen Rodrigues, presidente da Abrapa.

As ativações do plano ocorrerão em três pilares: promocional, informacional e de negócios. No primeiro o objetivo é gerar awareness e chamar a atenção para o movimento, levando informação por meio de influenciadores representados por estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, blogueiras, entre outros. “Queremos que eles sejam os porta-vozes dessa causa e nos ajudem conscientizar o consumidor e o varejo sobre os benefícios do algodão e, finalmente, gerar negócios para toda a cadeia”, diz Jacobsen.

O primeiro passo foi o lançamento da campanha “Sou de Algodão”, durante o SPFWTRANS42, reforçando a mensagem de incentivo ao uso da matéria-prima na indústria da moda. A ação traz modelos clicadas vestindo peças de algodão coloridas e divertidas. As imagens trazem frases que justificam e apoiam o uso do algodão no dia-a-dia como “Sou Metamorfose #soudealgodão”, “Sou Essencial #soudealgodao”, “Sou Colorida #soudealgodao” e vem sendo trabalhadas nas redes sociais da Abrapa e em outras plataformas digitais. Um filme também será produzido durante o SPFW com modelos que darão seu depoimento sobre os atributos do algodão que identificam no seu dia-a-dia, como, por exemplo, leveza, naturalidade, versatilidade, entre outros. O vídeo também será publicado nas redes sociais da associação e no Youtube.

O segundo pilar, promocional, consiste em levar informação às universidades, além de ações no PDV e na mídia. Por último, o pilar de negócios, que tem como objetivo engajar empresários, marcas e redes varejistas no movimento #soudealgodao. Estão previstas rodadas de negócio, patrocínio de coleções entre outras iniciativas.  “Estamos muito felizes em fazer parte do projeto ‘Sou de Algodão’. Acreditamos que somente com a união de toda a cadeia produtiva conseguiremos reforçar junto ao consumidor final os atributos e benefícios oferecidos pelo algodão”, ressalta Fernando Prudente, Diretor de Marketing Estratégico para Algodão da Bayer.

Sobre a campanha “Sou de Algodão”

Sou de Algodão é um movimento que valoriza essa matéria-prima essencial para a moda brasileira. 

ABRAPA, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão

Criada em abril de 1999, a ABRAPA tem o objetivo de unir e organizar os agentes do setor do algodão. A associação busca a sustentabilidade estratégica e a melhoria contínua da produção com responsabilidade social e ambiental. Tudo para valorizar cada vez mais o algodão brasileiro.