Publicado em 13/11/2016 23h21

Com mais de 4.500 visitantes, Rota do Desenvolvimento se despede da Capital

Foram ao todo 160 capacitações a proprietários de negócios urbanos e rurais. Rodadas de Negócios geraram expectativa de negócios de R$ 16 milhões
Por: Senar-MS

rota do desenvolvimento

A Rota do Desenvolvimento terminou na última quarta-feira (9). Durante os três dias de evento, mais de 4.500 pessoas passaram pelo Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na Capital, para conferir as 160 atividades voltadas aos empreendedores do campo e da cidade. 

A iniciativa contou com o envolvimento de 65 instituições públicas e de fomento ao empreendedorismo, com orientações para abertura de empresa, melhoria do próprio negócio, alterações, regularização e orientações para inovação e acesso ao crédito. Espaços temáticos de minimercado, produtos 100% da indústria sul-mato-grossense, Moda e agricultura familiar orgânica chamaram a atenção do público; além de uma tarde especial voltada a mulheres empreendedoras.

No âmbito da participação do governo do Estado, a Rota do Desenvolvimento reservou uma área exclusiva para o atendimento aos prefeitos sul-mato-grossenses, com 23 estandes (13 órgãos públicos estaduais, dois federais e oito entidades). Além disso, foi realizado o painel de Gestão Pública, com orientações do governo estadual e federal aos prefeitos do interior e o primeiro encontro dos prefeitos eleitos com o governador Reinaldo Azambuja. 

O público presente ainda teve a oportunidade de conhecer o Hipermercado 100% Sul-mato-grossense, uma mostra inédita com 170 produtos de 71 empresas instaladas em Mato Grosso do Sul dos setores alimentício, vestuário, calçadista, celulose e papel, construção civil, automobilístico, eletrônica e informática. 

Foram realizados ainda dois importantes painéis com segmentos diferenciados, como o “Negócio da Música”, que debateu a cadeia produtiva do setor com artistas, compositores, produtores e empresários e o “Crescer Sem Medo”, que apresentou as oportunidades oferecidas pelo governo federal e estadual com as medidas de fomento e desenvolvimento dos pequenos negócios. 

O atendimento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e todos os seus órgãos vinculados, como o Imasul, Jucems e AEM-MS, foi direcionado para os três dias da Rota do Desenvolvimento no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Na avaliação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, os resultados obtidos na edição da Rota do Desenvolvimento em Campo Grande “foram excelentes e referendaram o sucesso das ações do governo do Estado voltadas aos pequenos negócios e a força da parceria com o setor produtivo”. 

Durante as duas rodadas de negócios voltadas aos setores automotivo e de alimentação, 110 empresas estiveram presentes e geraram R$ 16 milhões em expectativas de negócios; uma oportunidade para aproximar grandes e pequenas empresa, estimulando o desenvolvimento local por meio da geração de emprego e renda. 

O evento contou ainda com Workshop de Crédito, palestras com Carlos Alberto Júlio, Caco Barcellos e Sônia Bridi, e lançamentos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realizador da Rota do Desenvolvimento; como o Plano Estadual de Compras Governamentais 2017, o Rally dos Sertões, que terá o município de Bonito como destino final; do Profront, (Programa Estadual de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira). 

O TCE/MS lançou ainda o novo portal de compras do estado, o Compeq (Transparência nas Contas Públicas do Pequeno Negócio); e os empresários de 18 municípios tiveram uma boa notícia: o tempo para abertura de empresas caiu para mais da metade (17 dias), graças a ações da Redesimples. 

Serviço

A Rota do Desenvolvimento, realizada de 7 a 9 de novembro, reuniu durante os três dias mais de 4.500 pessoas. Realizaram a iniciativa: o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (PROPEQ/Semade), Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. São apoiadores: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Fundect, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems e UFMS.