Publicado em 08/11/2016 22h34

Vídeos abordam pesquisas com iLPF em Roraima

As tecnologias do Sistema Interação Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) para renovação de pastagens e desempenho de plantas arbóreas foram temas de vídeos produzidos pela Embrapa Roraima para a rede de fomento do iLPF.
Por: Clarice Rocha e Thassiane Ubida | Embrapa Roraima

video embrapa
Pesquisas com iLPF em Roraima se intensificaram a partir de 2008, com experimentos em área de produtor. Foto: Aliny Melo

As filmagens foram realizadas no mês de setembro, na Fazenda São Paulo, município de Iracema, e mostram os trabalhos desenvolvidos na recuperação de pastagens, com a utilização de grãos como arroz e soja, e as pesquisas com o desempenho da teca no Sistema. 

Os vídeos contaram com a participação dos pesquisadores Amaury Burlamaqui e Roberto Dantas e do produtor Márcio Grangeiro. Confira:  Desempenho de plantas arbóreas em iLPF e Renovação de pastagem com iLPF em Roraima

Pesquisas em Roraima

Desde 2008, a Embrapa Roraima vem intensificando trabalhos com o Sistema iLPF, com núcleos de pesquisa em Campos Experimentais e áreas de produtor. O objetivo é identificar modelos mais promissores desses sistemas para as condições do Estado em relação a indicadores biofísicos, econômicos e ambientais.

Os sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) trazem benefícios para o produtor, racionalizando recursos, intensificando a produção, reduzindo os riscos econômicos pela diversificação e melhorando a eficiência dos insumos utilizados. Para o meio ambiente, o sistema também é vantajoso, pois recupera áreas degradadas, melhora o balanço de carbono e diminui a necessidade de desmatamentos de novas áreas.