Para produzir derivados desta matéria-prima com qualidade nutricional, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul, capacita 36 pessoas por meio do curso Fabricação Caseira de Derivados do Leite em Tacuru em duas turmas, nos dias 24 a 26 e 27 a 29 de novembro, e em Dourados, dos dias 25 a 27 de novembro.
De acordo com a instrutora do Senar/MS, Maria Cristina Sartori, para abrir uma empresa e gerar renda é preciso se adequar a padrões sanitários, como a Instrução Normativa 62 (IN-62), estabelecida pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A normativa dá condições para o produtor comercializar. A IN-62 é específica para o leite e trata da questão sanitá ;ria, que sem dúvida é essencial para este tipo de produção”, ressalta.
Na capacitação são produzidos subprodutos como ricota e bebida láctea. Os derivados diretos do leite fabricados são queijo meia cura e fresco, mussarela, doce de leite e iogurte (veja receita abaixo).
Na próxima semana, de 24 a 28 de novembro, o Senar/MS qualifica o homem do campo por meio de 68 cursos gratuitos. Para saber mais sobre as capacitações, acesse www.senarms.org.br, ligue no 3320-9700 ou entre em contato com o Sindicato Rural do município onde será realizado o curso de interesse.