Publicado em 15/09/2016 18h04

Minerva diz que 2 de suas unidades podem exportar para os EUA

Liberações ocorreram depois da homologação do acordo sanitário que permitiu as remessas de carne in natura do Brasil para os norte-americanos
Por: Estadão Conteúdo

A Minerva informou nesta quarta-feira (14/9) que duas unidades da empresa, uma em Barretos (SP) e outra em Palmeira de Goiás (GO), foram habilitadas a exportar carne in natura para os Estados Unidos. O Brasil firmou um acordo bilateral para o produto com o país no fim de julho deste ano, depois de um longo período de negociação. Neste acordo, a carne brasileira disputa espaço com outros exportadores dentro da cota anual de 64,8 mil toneladas.

A Minerva afirmou que recebeu da Divisão de Habilitação e Certificação do Ministério da Agricultura, com anuência do Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA), a informação de que, a partir desta quarta-feira, as unidades de Barretos (com capacidade de abate de 840 cabeças/dia) e de Palmeiras de Goiás (com capacidade de abate de 2.000 cabeças/dia) estão habilitadas a exportar carne in natura para os Estados Unidos.

Em agosto, o presidente da Minerva Foods, Fernando Galletti de Queiroz, afirmou que a empresa estava trabalhando para habilitar todas as suas unidades para exportar ao país. No Brasil, a Minerva Foods tem 11 unidades. Além destas, a empresa conta com outras seis distribuídas por Paraguai, Uruguai e Colômbia. O processo burocrático de certificação das fábricas, segundo o executivo, está caminhando e deve ser concluído em prazo não superior a 60 dias.