Publicado em 18/08/2016 18h32

Cavalo Árabe abrirá competições equestres da 39ª Expointer, em Esteio (RS)

Provas do Pato e Carro-Cavalo estão entre as novidades que prometem atrair grande público na maior exposição agropecuária da região Sul do Brasil.
Por: AGCA

O Cavalo Árabe terá participação de destaque na 39ª Expointer, mais importante exposição agropecuária da região Sul e uma das maiores do Brasil, entre 27 de agosto e 4 de setembro de 2016, em Esteio (RS).

Mais de 50 animais da raça Árabe participarão de provas de Morfologia (Halter) por sistemas de pontos, sendo julgados pelo argentino Jorge Concaro. Além da modalidade de conformação, haverá competições de 3 Tambores, 6 Balizas, Team Penning, Cross Country, Rédea Espelhada e Prova Feminina, dentre outras.

“A agenda do Cavalo Árabe é a maior entre as raças equinas no Parque de Exposições Assis Brasil, totalizando 9 provas, incluindo as provas do Pato e Carro-Cavalo. A programação da raça seguirá durante toda a semana da feira, com uma prova por dia, nas principais pistas de equinos, incluindo lida com o gado ”, informa Leonardo Lamachia, presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe.

Além das provas já conhecidas, o Jogo do Pato (ou HorseBall) e a prova Carro-Cavalo devem atrair a atenção do público presente à Expointer. O Jogo do Pato, prova que é febre na Argentina e que ocorre pela segunda vez na Expointer, é uma espécie de futebol sobre o cavalo, em que os cavaleiros precisam de muita habilidade para fazer gols em traves posicionadas nas extremidades da pista. A disputa é realizada em uma partida com duas equipes de quatro competidores cada, que devem conduzir a bola com a mão.

O presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe destaca a importância do estado na criação da raça. “Nosso trabalho é mostrar, cada vez mais, a potencialidade e funcionalidade do Cavalo Árabe Gaúcho. Os animais criados no Rio Grande do Sul têm grande potencial e genética de ponta. Somos pioneiros em provas funcionais e vamos mostrar, na Expointer, toda a versatilidade do Cavalo Árabe também na prática de esportes”, finaliza Leonardo Lamachia.

Para mais informações, acesse: www.agca.com.br.