Publicado em 18/08/2016 17h59

Novas pancadas de chuvas estão previstas para Centro-Sul do Brasil

Massa de ar polar avança e há previsão de geadas e neve para as regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
Por: Globo Rural

Mais chuvas para a região Centro-Sul. A previsão do tempo tanto para esta quinta-feira (18/8) como para todo o final de semana é de instabilidade com a passagem de uma nova frente fria. Segundo oagrometeorologista Marco Antonio, os maiores volumes serão observados no Paraná, Santa Catarina e faixa leste de São Paulo.

Como ocorreu nessa semana, quando pancadas dechuvas foram registradas no Centro-Oeste, esse sistema poderá novamente provocar chuvas a qualquer hora do dia. "Isso vai atrapalhando o pleno andamento da colheita do café, da cana-de-açúcar, do milho, feijão entre outras culturas", alerta o especialista. "Além de que esse aumento na umidade está induzindo o florescimento do café em diversas cidades produtoras do Paraná, São Paulo e deverá ocorrer o mesmo na região sul de Minas Gerais", complementa.

Para a região do Matopiba e Pará, a previsão é de tempo firme e sem chuvas.

Frio

Outro alerta para o período é sobre o frio. Uma massa de ar polar estará avançando pelo Sul do Brasil nesse final de semana e provocando o declínio acentuado das temperaturas. "Há previsão para formações de geadas desde o Rio Grande do Sul até o Paraná, nas madrugadas de domingo e segunda-feira. Podendo até mesmo ter formação de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina", aponta Marco Antonio.

E caso se confirme mesmo, como está sendo previsto, as geadas irão afetar lavouras de trigo, uma vez que boa parte das plantas estão suscetíveis. Também devem ser prejudicadas as pastagens, lavouras de hortaliças, entre outras culturas de inverno.

O frio mais intenso será sentido também em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, mas os riscos para geadas severas são baixos. "Devem atingir novamente áreas de café, cana de açúcar, feijão e hortaliças, provavelmente na madrugada de segunda-feira (22/8)", finaliza o agrometeorologista.