Publicado em 17/08/2016 18h18

Roraima deve colher 72 mil t de soja na safra 2015/2016, projeta federação

A exportação da safra poderá ser feita pelo Porto de Itacoatiara (Amazonas), pelo Porto de Georgetown, na Guiana, e pelo Puerto La Cruz, na Venezuela
Por: Estadão Conteúdo

Produtores de Roraima devem colher 72 mil toneladas de soja na safra 2015/2016, que no Estado é retirada das lavouras entre agosto e outubro, segundo nota da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr) divulgada nesta terça-feira (16/8).

Conforme a Faerr, a safra deve render em torno de R$ 88 milhões aos sojicultores do Estado. "Se a cadeia do plantio do grão estiver funcionando integrada, futuramente pretendemos alcançar 100 mil hectares", previu o presidente da Comissão da Colheita 2016, Marlon Buss.

A comissão, composta pela Faerr, por empresários do setor e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, calcula que a exportação da safra poderá ser feita pelo Porto de Itacoatiara (Amazonas), pelo Porto de Georgetown, na Guiana, e pelo Puerto La Cruz, na Venezuela.

Para o presidente da Faerr, Sílvio de Carvalho, muitos gargalos já foram vencidos, mas ainda é preciso solucionar o impasse do linhão de Tucuruí que vai ligar a energia do país ao Estado.Outro quesito que será decisivo para os próximos anos é a conclusão do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) que está em fase de estudos pela Secretaria de Planejamento. Segundo a Faerr, o esboço do zoneamento dará mais segurança na hora da tomada de decisões para o setor.