Publicado em 10/08/2016 17h13

Fertilizantes Yara compra complexo de produção de ureia por US$ 400 milhões

A aquisição inclui a planta em Babrala, na Índia, com capacidade anual de produção de 700 mil toneladas de amônia e 1,2 milhões de toneladas de ureia
Por: Estadão Conteúdo

A produtora norueguesa de fertilizantes Yara adquiriu o negócio de produção de amônia e ureia da Tata Chemicals na Índia por US$ 400 milhões, disse a empresa em comunicado, divulgado nesta quarta-feira (10/8). O objetivo da empresa com o negócio é fortalecer sua posição no segundo maior mercado mundial de fertilizantes.

A aquisição inclui a planta em Babrala, no Estado indiano de Uttar Pradesh, com uma capacidade de produção de 700 mil toneladas de amônia e 1,2 milhões de toneladas de ureia por ano, assim como o sistema local de distribuição da Tata. A Yara, que tem uma participação de 36% no mercado na Noruega, opera na Índia há mais de 20 anos, principalmente no oeste e sul do país.

Por intermédio de sua presença no populoso Estado de Uttar Pradesh, a empresa está aumentando sua presença no mercado. A Índia tem um forte crescimento populacional e potencial para melhorar sua produtividade agrícola, disse a empresa. "Essa aquisição representa outro passo significante na nossa estratégia de crescimento, criando e integrando posições no segundo maior mercado de fertilizantes do mundo", disse no comunicado o chefe-executivo da Yara, Svein Tore Holsether.