Há em curso uma importante agenda estratégica conduzida pelo projeto Brazilian Rice, uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às vendas do cereal brasileiro no mercado internacional.
Conforme explica Gustavo Ludwig, gerente do Brazilian Rice, as ações contemplam a participação nas principais feiras mundiais deste segmento, produção de estudos de mercado, gestão sobre a vinda de compradores internacionais ao Brasil e elaboração de ações de comunicação. “Ainda no segundo semestre de 2016, há diversas atividades programadas com foco na geração de negócios. Este é um trabalho iniciado em 2013 e que tem mostrado resultados muito interessantes para as empresas participantes”, destaca. Segundo dados da Apex-Brasil, em 2015 as empresas apoiadas pelo Brazilian Rice tiveram desempenho 58% melhor em crescimento de exportações dos produtos apoiados pelo projeto (no caso arroz beneficiado) no comparativo com companhias que não participam da iniciativa. A desconcentração de destinos – um dos objetivos do Brazilian Rice – teve desempenho 26% superior para as empresas participantes do projeto em relação às não participantes.
Mesmo com dificuldades para as exportações em 2016 – como o Real valorizado e a quebra de safra no Rio Grande do Sul –, bons resultados podem ser comemorados. Dois casos de sucesso são Peru e Estados Unidos, ambos mercados-alvo das ações do Brazilian Rice. De janeiro a junho de 2016, as compras de arroz brasileiro pelo Peru cresceram 22,2% em dólares e 39,3% em toneladas em comparação com 2015. As importações dos Estados Unidos foram ainda maiores: alta de 128% em dólares e 324% em toneladas sobre as compras de arroz do Brasil em 2016 ante o mesmo período de 215.
Veja a agenda do Brazilian Rice para os próximos meses:
Americas Food and Beverage Show & Conference
De 26 a 27 de setembro
Miami – Estados Unidos
Três empresas brasileiras participando
Expoalimentaria
28 a 30 de setembro
Lima – Peru
Dez empresas brasileiras participando
Espacio Food & Service
27 a 29 de setembro
Santiago – Chile
Três empresas brasileiras participando
Sial Food Business
16 a 20 de outubro
Paris – França
Cinco empresas brasileiras participando
Projeto Comprador – rodadas de negócio com seis importadores internacionais, no Rio Grande do Sul
Produção de Estudos de Mercado – Colômbia e México
Vídeo Institucional Brazilian Rice – Lançamento em agosto