Publicado em 08/06/2016 11h21

Carne: Brasil apresenta 200 questionamentos na OMC contra Indonésia

Entidade buscar entender o funcionamento do sistema indonésio de importação e suas restrições
Por: Estadão Conteúdo

boi_criacao_mato_grosso

O Brasil apresentou na Organização Mundial do Comércio (OMC) 200 questionamentos em relação a dezenas de regulamentos da Indonésia que inviabilizam as exportações de carne bovinabrasileira ao país, informou em nota a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). As perguntas foram feitas na última sexta-feira (3/6), em consulta aberta pelo Brasil junto ao organismo máximo de comércio.

Segundo a Abiec, além de buscar entender o funcionamento do sistema indonésio de importação, o Brasil questiona o cumprimento, por parte da Indonésia, do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT, na sigla em inglês), dos Acordos de Agricultura, Licenciamento de Importações, Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias e Barreiras Técnicas ao Comércio, conforme documento público referente à disputa no site da OMC.

"A Indonésia impõe uma série de restrições ao comércio que bloqueiam o acesso, mas há grande potencial exportador para aquele mercado", afirmou, em nota, o diretor-executivo da Abiec, Fernando Sampaio.