Publicado em 06/06/2016 12h24

19º Encontro Técnico do Leite em Campo Grande trouxe palestrantes internacionais

O Encontro Técnico do Leite é promovido pelo Sindicato Rural de Campo Grande e é um evento tradicional no setor. Este ano é a sua 19ª edição e abordou o tema “O planejamento nutricional para o invento”. O encontro reuniu ocorre no mês de junho, em Campo Grande e reuniu produtores, profissionais da área e estudantes. O Sistema OCB/MS prestigiou e apoiou o evento.
Por: OCB-MS

O presidente do sindicato, Ruy Fachini evidenciou que o Mato Grosso do Sul já teve melhores indicadores na produção leiteira e que por isso esses eventos são importantes para o fomento. “Atualmente o Estado ocupa a 13ª posição no ranking nacional da produção do leite, com um rebanho de 529 mil vacas e uma produção de 988 litros de leite por vaca ao ano”, declarou.

“Buscamos neste evento evidenciar a importância do uso das ferramentas de gestão para a atividade leiteira, difundir tecnologias e conhecimentos acessíveis aos produtores para aumentar a eficiência na produção leiteira”, comenta Wilson Igi, presidente do Departamento do Leite do Sindicato Rural.

 

A abertura do ciclo de palestras foi feita pelo holandês Dick van den Hengel, que é graduado em Ciência Animal e Economia Rural pela Universidade de Wageningen e possui mestrado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade de Tilburg, além de ter em seu currículo a TIAS - Escola de Negócios Nimbas Profissional do Agronegócio com experiência em Gerenciamento de Desenvolvimento de Novos Produtos, Vendas Marketing e Produção de Alimentos para Ruminantes.  A palestra de Hengel teve o tema “Impacto da Qualidade do Volumoso na Produção do Leite”.

Em seguida, o palestrante Luiz Manuel Ferreira Queirós, de Portugal, falou aos produtores. Queiroz é engenheiro agrário, licenciado pela Escola Superior Agrária de Coimbra, além de ser mestre em Produção e Nutrição Animal pela Universidade Técnica de Lisboa. Hoje ele atua como diretor técnico da Lallemand Animal Nutrition. Ele discorreu sobre o seguinte assunto: “Produção e Avaliação da Qualidade da Silagem de Milho”.

Na parte da tarde, João Ricardo Alves Pereira, professor adjunto do Departamento de Zootecnia da Universidade de Ponta Grossa, no Paraná fez apresentação aos participantes. Pereira é graduado em Zootecnia pela Unesp/Jaboticabal e mestre em Nutrição Animal e Pastagem pela Esalq/USP e doutor em Produção Animal. Ele também é consultor de empresas. João fez uma apresentação com o tema: “Produção de Silagem Pré-secada com Forrageiras Tropicais”.

Ainda na programação ocorreu a palestra sobre “Adubação Estratégica para Aumentar a Produção de Pasto no Inverno. Quem discorreu sobre o tema foi o zootecnista com mestrado e doutorado em Ciência Animal e Pastagem pela Esalq/USP, Carlos Eduardo Oltramari. Há um ano ele é gerente nacional de Produtos de Produção Animal na Timac Agro.

O último a palestrar no encontro, às 16 horas, foi Marcelo Guimarães, com o mote “Cana-de-açúcar na Nutrição de Vacas em Lactação”. Marcelo é médico veterinário formado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Atualmente ele é assistente técnico comercial da Tortuga/DSM.

Houve ainda a participação do também médico veterinário com experiência em pecuária de leite nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, Rodney Guadagnin Santos. O profissional atua como analista de pecuária do Sistema Famasul e como coordenador da Câmara Setorial da Cadeira Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul.