Publicado em 06/06/2016 11h59

Governo de Camarões e ONU promovem ação contra avanço da gripe aviária

A campanha terá duração de duas semanas e foi iniciada na quinta-feira (2/6)
Por: Estadão Conteúdo

O governo de Camarões e especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) realizam um processo de desinfecção dos mercados de carne de frango no país, para evitar o avanço de um surto de gripe aviária, constatado no país na semana passada. A campanha terá duração de duas semanas e foi iniciada na quinta-feira (2/6), informou o governo camaronês. O procedimento começou na capital Iaundé e deverá ser estendido a outras regiões do país, disse Casimir Ndong, que lidera a operação idealizada pelo Ministério da Pesca e Pecuária.

Os envolvidos no trabalho de desinfecção são acompanhados por Forças Armadas e oficiais administrativos do governo, que querem impedir a comercialização e consumo da carne de frango em Iaundé, onde o surto foi identificado inicialmente."Não estamos trabalhando para proteger os animais, mas sim a saúde humana, prevenindo a transmissão do vírus H5N1 a seres humanos", explicou o médico Cyprian Biao, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês).

Dezenas de milhares de aves foram sacrificadas ao longo do último fim de semana, enquanto um outro grupo de aves foi apreendido ontem. A venda e o consumo de frango ainda são observados na região, apesar da restrição imposta pelo governo. Foram cerca e 15 mil aves mortas pelo vírus e outras ainda deverão ser sacrificadas.

Camarões impôs restrições no dia em que o surto de H5N1 foi confirmado. Com uma produção de 50 milhões de frangos por ano, o país é grande fornecedor de países vizinhos como Sudão, República da África Central e Chade. Na semana passada, o Gabão suspendeu a importação da carne de frango e suína produzida em Camarões. Fonte: Dow Jones Newswires.