Publicado em 25/04/2016 12h19

Entidades que participam da Agrishow esperam continuidade com Temer

No entanto, organizadores da feira demonstraram preocupação com o Plano Safra para o ciclo 2016/2017
Por: Estadão Conteúdo

As principais entidades do agronegócio que participam da Agrishow 2016, em Ribeirão Preto (SP) esperam a manutenção de programas de financiamento agrícola com o eventual governo provisório do vice-presidente Michel Temer (PMDB), caso a presidente Dilma Rousseff (PT) seja afastada. No entanto, o clima é de cautela quando o assunto são as linhas de financiamento para o próximo Plano Agrícola e Pecuário 2016/2017, previsto para ser apresentado até junho.

"A preocupação que temos, independente do governo, é como vai ser o Plano Safra seguinte. Tecnicamente, está avançado, mas ainda falta a chancela", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza.

Para Francisco Matturro, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), as incertezas sobre as taxas de juros para a próxima safra tornam as atuais linhas de financiamento, até o final do atual período, a melhor oportunidade para compras de máquinas e equipamentos agrícolas. "No atual Plano Safra (2015/2016) temos quantidade suficiente de recursos, com uma taxa de 7,5% (ao ano). Quem tiver de comprar tem de ser agora", afirmou.

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gustavo Diniz Junqueira, avaliou que o agronegócio é uma atividade econômica "maior que o governo" e que não deverá haver mudanças estruturais no próximo Plano Safra. "O governo se atualiza ao que a gente faz e não existirá cavalo de pau na política pública do agro. O que falta é segurança jurídica para que os riscos diminuam", explicou.

Mais otimista, o diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), David Roquetti Filho, lembrou que a entrega de fertilizantes no primeiro trimestre de 2016 bateu recordes históricos, "indicador que pode mostrar esperança e um caminho importante" para este ano.A cerimônia de abertura da Agrishow, principal feira do setor na América Latina, está sendo realizada em Ribeirão Preto (SP).

O evento acontece até sexta-feira (29/4) e os organizadores esperam 160 mil visitantes e ao menos repetir os negócios gerados em 2015, com R$ 1,9 bilhão.