Publicado em 20/04/2016 18h07

Preço do etanol cai e o do açúcar mantém firmeza em São Paulo

Combustível enfrenta cenário de baixa demanda e valor da commodity pode ter encontrado sustentação no mercado internacional, diz Cepea
Por: Globo Rural

Os preços do etanol hidratado nas usinas do estado de São Paulo caíram 30% desde o início da segunda quinzena de março. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (19/4), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Só na última semana, o indicador de preços para o combustível, com base no mercado de São Paulo, fechou a R$ 1,3691 o litro, redução de 4,4% em relação à semana anterior.

“O início da safra e a maior oferta do produto em um cenário de demanda desaquecida continuam sendo os responsáveis pelas sucessivas desvalorizações. As quedas já chegaram aos postos, mas não foram suficientes para tornar o etanol competitivo, em termos médios, frente à gasolina”, diz o Cepea.

Segundo informações da ANP, citados pelo Cepea, entre 10 e 16 de março, a cotação média do hidratado nos postos de combustível de São Paulo correspondeu a 73,6% do valor do combustível fóssil.

Açúcar

Em relação ao açúcar, o Cepea informa que o clima seco tem favorecido a colheita da cana-de-açúcar no Centro-Sul brasileiro, gerando oferta suficiente. Diante da situação, os preços permanecem firmes no mercado disponível em São Paulo.

Na segunda-feira (18/4), o indicador do açúcar cristal no mercado paulista fechou a R$ 76,46/saca de 50 kg, alta de 1,06% em relação à segunda anterior.

“Essa sustentação interna pode estar relacionada ao atual cenário internacional da commodity. Na semana passada, a trading Czarnikow, que estimava déficit de 3,2 milhões de toneladas, elevou a projeção para 11,4 milhões de toneladas na temporada 2015/2016”, diz o Cepea.