O dólar comercial fechou em queda de 0,31% nesta terça-feira (30), a R$ 2,448 na venda, com investidores aproveitando a alta recente para vender dólares e embolsar o "lucro".
No mês, no entanto, a moeda acumulou alta de 9,33%, no maior avanço mensal desde setembro de 2011, quando tinha subido 18,15%.
No trimestre, a alta do dólar é de 10,77%. No ano, até agora, o dólar acumula alta de 3,84%.
A variação intensa da moeda se explica pelas inseguranças dos investidores quanto ao cenário político brasileiro. Com a proximidade das eleições, as incertezas se acentuam.
Segundo analistas consultados pela agência de notícias Reuters, se as chances de reeleição da atual presidente Dilma Rousseff continuarem crescendo, essa escalada do dólar não deve dar trégua.
O que fazer se precisa de dólar?
Com a alta recente do dólar, a situação ficou apertada para quem precisa da moeda para viajar.
A dica dos especialistas Leandro Martins, analista-chefe da Walpires Corretora, Mauro Calil, consultor da Academia do Dinheiro. e Nelson Gasparian, diretor da Cotação Corretora, é comprar tudo antes que a moeda suba mais.
Se o prazo da viagem for maior, porém, é possível ir comprando aos poucos, mas eles alertam: a tendência da moeda é de alta.