Publicado em 17/11/2014 09h29

Pesquisadores levantam custos de produção de aves e suínos

Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estiveram em Mato Grosso para colher informações sobre custos de produção da avicultura e suinocultura para o projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Por: A Tribuna

a103

As informações foram colhidas durante reuniões (painéis) com produtores, técnicos e representantes das indústrias, realizadas nos sindicatos rurais de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Nova Mutum. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apoiou e deu suporte na realização dos painéis, auxiliando os sindicatos na mobilização dos produtores.

O Campo Futuro existe desde 2007 e é realizado pela CNA. Para esta pesquisa contou com a parceria do Cepea. O objetivo é gerar informações e contribuir para a melhoria dos mecanismos de gestão de custos e riscos na produção. A pesquisadora Camila Brito Ortelan explica que esta é a primeira vez que o projeto levanta informações sobre avicultura e suinocultura. “Devido ao crescimento destas cadeias, a CNA resolveu incluir no Campo Futuro neste ano e os Estados escolhidos foram Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, por serem os principais produtores”, pontua Camila.

Em Mato Grosso, a equipe se reuniu com produtores integrados de aves de corte, de leitões e de terminação de suínos e com produtores independentes de suínos de corte. Segundo o pesquisador Marcos Debatin Iguma, as informações captadas no Estado serão essenciais para elaborar o estudo, que deve ser divulgado no próximo ano. “Será a primeira vez que teremos dados concretos de custos de produção de aves e suínos e os dados colhidos aqui nos ajudarão a formatar a melhor ferramenta de cálculo de custos e no acompanhamento da evolução destes gastos”, frisa Iguma.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 foram abatidos mais de 2 milhões de suínos e cerca de 252 mil aves em Mato Grosso. A Famato apoia e dá suporte às visitas dos pesquisadores no Estado. O analista de Pecuária, Rafael Linhares, destaca que a entidade está empenhada em fortalecer a avicultura e a suinocultura no Estado. “Neste ano já fomos parceiros da CNA na realização de painéis do Campo Futuro sobre grãos e piscicultura. A Famato entende que é muito importante que os produtores tenham em mãos ferramentas como esta para auxiliá-los na tomada de decisões”.

Além da Famato, o Campo Futuro Aves e Suínos também contou com o apoio dos Sindicatos Rurais, da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), da Associação dos Produtores Integrados na Suinocultura do Médio Norte do Estado de Mato Grosso (Aprismat) e da Associação de Produtores de Proteína Animal (Appa).
 

Publicidade