Publicado em 28/12/2015 16h24

Ceará: Governo e Sudene firmam parceria para fortalecer cadeia da caprinocultura

Com foco no fortalecimento da cadeia produtiva da caprinocultura do estado do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) juntamente com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sundene) firmaram convênio para execução de um projeto no valor de R$ 989 mil para impulsionar esse setor.
Por: Governo do Estado do Ceará

A inclusão direta de 90 agricultores familiares nos municípios de Banabuiú, Jaguaretama e Piquet Carneiro possibilitará que o mercado da caprinocultura cearense torne-se mais competitivo. O projeto tem como objetivo tornar esse segmento sustentável para um melhor proveito da vegetação local e consequentemente dando uma melhor qualidade para caprinos e seus derivados.

Para o fortalecimento de produção de leite de cabra serão adquiridos 90 reprodutores caprinos puros de origem possibilitando um aumento na produção de leite e estimulando os produtores a se capacitarem.

Benefícios

O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menor teor de açúcar. Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outras alergias.

As partículas de gordura do leite de cabra são de tamanho reduzido em relação ao leite de vaca. Com isso, o leite é rapidamente digerido, em cerca de 40 minutos, enquanto o leite de vaca demora, em média, duas horas, deixando menos resíduos no intestino, evitando assim fermentação e má digestão. O leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose.

Contratos Previstos

A proposta terá duração de um ano e contará com à aquisição e contratação de:

- 900 matrizes caprinas de aptidão leiteira;

- 90 reprodutores caprinos puros de origem de aptidão leiteria;

- 90 kits de higienização da ordenha;

- 03 kits de manejo sanitário para caprinos;

- acompanhamento técnico (03 técnicos;

- capacitações, dias de campo, seminários de mobilização, missões técnicas.