O evento que acontecerá entre os dias 15 e 23 de novembro, avaliará os animais de alta carga genética quanto a sua morfologia, produtividade, funcionalidade e padrão racial. Os julgamentos serão divididos em categorias e realizados no Terra Nova Eventos, em Campo Grande, saída para Rochedo.
Os pecuaristas que se dedicam à criação de nelore, raça mais difundida no país, têm até a próxima sexta-feira (14) para inscreverem os animais que participarão dos julgamentos da feira organizada pela Associação Sul-Mato-Grossense dos criadores de Nelore. “A Expoinel, como era chamada a feira anteriormente, reuniu em suas edições passadas cerca de cinco mil animais em exposição e para julgamento. Neste ano a pretensão é buscar o recorde em número de inscritos, expositores e faturamento”, destaca o presidente da Associação, Thiago Morais Salomão, ao lembrar que os leilões do ano anterior faturaram R$ 17 milhões.
A entrada dos animais no local do evento será entre 13 e 15 de novembro, na sequência, no dia 16, acontecerão as pesagens para que a partir do dia 17 inicie o julgamento, que terão os resultados finais divulgados no dia 23. “A alta carga genética desses animais o classificam como elite. Eles ganham destaque nacional pelo potencial que possuem de melhoramento do rebanho, transferindo características valorizadas que aumentam o potencial do plantel, a qualidade da carne e a lucratividade do produtor rural”, afirma o organizador do julgamento, Miguel Rudes.
Os animais inscritos serão divididos em 12 categorias: bezerra, novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior maior, júnior menor, touro jovem, touro sênior e progênie de pai. Todos serão avaliados por três juízes técnicos que farão o ranking da raça nelore de Mato Grosso do Sul.