Publicado em 05/11/2014 08h48

Calor e alta umidade formam chuva no Centro-Oeste

No Nordeste, o calor persiste nos próximos dias; confira a previsão completa para todas as regiões do país
Por: Somar Metereologia

tnf

SUDESTE

Na quinta, dia 6, o tempo segue instável em todos os Estados da região. Há previsão para pancadas de chuva, que acontecem principalmente a partir da tarde. O sul do Estado Paulista é a única área do Sudeste que tem o predomínio do tempo mais nublado e a chance para chuva é menor. O dia começa com temperaturas mais agradáveis em toda região e faz calor na parte da tarde, principalmente na faixa oeste. Apesar das temperaturas elevadas, a umidade cai apenas no norte de Minas.

Na sexta, dia 7, áreas de instabilidade continuam atuando sobre o Sudeste e provocam pancadas de chuva em todos os Estados. Os maiores acumulados são esperados para as áreas do Rio de Janeiro. As demais regiões do Sudeste tem o tempo mais instável, com pancadas de chuva intercaladas com períodos de sol.

SUL

Na quinta, entre o fim da tarde e a noite, novas áreas de instabilidade se formam a oeste da região e deixam o tempo instável novamente no Sul. As pancadas estão previstas para o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e em grande parte do Paraná. O tempo firme segue apenas no leste e norte catarinense e na faixa leste paranaense. As temperaturas sobem um pouco mais no decorrer do dia e as máximas voltam a ficar elevadas. No norte do Paraná o calor continua.

Na sexta, áreas de instabilidade formam uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Este sistema atua ao longo do dia e provoca pancadas de chuva no decorrer do dia, inclusive com chance para temporais e fortes rajadas de vento em todo Estado gaúcho. É um sistema que avança rapidamente pelo Sul Brasil e que atinge as demais áreas da região entre o fim da tarde e a noite. A chuva não será tão intensa como no Rio Grande do Sul, mas há potencial para transtornos.

CENTRO-OESTE

Na quinta, as instabilidades diminuem no Centro-Oeste. O calor e a umidade alta formam nuvens carregadas pela região. As pancadas acontecem preferencialmente na parte da tarde no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Em Goiás a chuva é menos intensa e acontece no oeste e sul do Estado.

Na sexta, áreas de instabilidade continuam atuando sobre a região. Assim como nos últimos dias, as pancadas devem acontecer de maneira mais isolada a partir da tarde. Em Goiás a chuva continua irregular e atinge mais o oeste e o norte do Estado.

NORDESTE

Nesta quinta, as instabilidades continuam atuando na Bahia, no sul do Maranhão, do Piauí e na faixa litorânea que vai desde a costa leste do Rio Grande do Norte até o litoral sul da Bahia. Não há chance para grandes acumulados e a chuva acontece preferencialmente na parte da tarde. As outras áreas nordestinas seguem com o tempo mais firme. A sensação de calor e tempo mais abafado persiste nos próximos dias.

Na sexta, a chuva continua de maneira irregular pelo Nordeste. Chove em todo litoral leste da região, na Bahia, no Maranhão, Piauí e no litoral do Ceará.

NORTE

Na quinta, as pancadas de chuva acontecem em todos os Estados, mas os maiores acumulados são Esperados para o oeste da região. O dia já começa com temperaturas elevadas em Manaus, mas a partir da tarde é que o calor e o tempo abafado predominam.

Na sexta, as pancadas de chuva ficam mais concentradas na parte oeste da região. Chove também, mas com menor intensidade e atinge apenas pontos isolados do Pará, do Tocantins e no Amapá. O calor continua por toda região, mas principalmente no interior do Norte.

Publicidade