Publicado em 25/06/2015 20h32

Gânglio KA é um dos melhores touros Nelore do Sumário ANCP 2015

No Sumário 2015 da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores), que acaba de ser publicado, o touro é top 0,1%, com Mérito Genético Total (MGT) de 22,48 pontos.
Por: Plínio Varoni

GANGLIO-KA -

A pecuária brasileira valoriza cada vez mais a genética diferenciada de Gânglio KA, reprodutor Nelore da Katayama Pecuária. No Sumário 2015 da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores), que acaba de ser publicado, o touro é top 0,1%, com Mérito Genético Total (MGT) de 22,48 pontos. Ele ficou na 4º colocação geral. Além disso, é líder em Precocidade ao Sobreano (PS), sendo top 0,1%, com DEP 75,00 e excelente acurácia de 71%; e líder para Musculosidade ao Sobreano (MS), também como top 0,1% nessa característica, com DEP 75,00 e acurácia de 71%.

“À medida que os filhos de Gânglio KA são avaliados, suas qualidades se destacam e ele ganha ainda mais relevância na pecuária. Ele se provou mais uma vez, colocando três filhos entre os nove selecionados para teste de progênie da DeltaGen. Trata-se de um reprodutor realmente especial, fruto do Programa Katayama de Genética Avaliada (PKGA+)”, ressalta o criador Gilson Katayama.

“Destaco a qualidade da progênie de Gânglio KA e o peso ao desmame: os bezerros com 228 kg, em média, e as fêmeas, com 210 kg”, assinala o pecuarista Edson Crochiquia Filho, com propriedades em Pedra Preta e Paranatinga (MT) e em Agudos (SP).

“Logo que iniciaram as avaliações de desmama do teste de progênie da DeltaGen, os filhos do Gânglio KA começaram a chamar a atenção pelo ganho de peso e o bom desenvolvimento para as características produtivas de conformação, precocidade e musculatura”, complementa Cassiano Pelle, diretor executivo da DeltaGen.

Gânglio KA está em coleta na CRI Genética. “Ele foi contratado ainda jovem. O teste de progênie oficial da DeltaGen mostrou sua qualidade superior. Tanto os seus números de avaliação genética quanto o seu fenótipo impressionam desde cedo’, informa Daniel de Carvalho, gerente de Produto Corte da CRI.