Publicado em 18/06/2015 11h42

Bayer investe R$ 100 milhões e lança rede para conectar elos da cadeia produtiva

Multinacional cria plataforma colaborativa para unir produtores rurais, distribuidores, cooperativas, prestadores de serviço, estudantes e jornalistas na internet
Por: Viviane Taguchi

Bayer

A multinacional alemã Bayer, anunciou nesta quarta-feira (17/6), em Washington, capital dos Estados Unidos, onde acontece a Convenção Anual do Agronegócio, a criação da Rede AgroServices, uma plataforma digital de colaboração que visa conectar todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio, para que os segmentos possam “conversar” entre si, como em uma rede social. No primeiro ano, o investimento para esta plataforma é de R$ 100 milhões.

A ideia, de acordo com Eduardo Estrada, presidente da Bayer para Brasil e América Latina, é reunir na rede produtores rurais, distribuidores, cooperativas, consultores, líderes, estudantes ejornalistas , aproximando e colocando todo esse público para interagir em um mesmo ambiente. “O conhecimento é público, precisa ser compartilhado, e debatido. Só nos unindo e nos organizando é que vamos mostrar a força do agronegócio brasileiro”, disse o executivo.

De acordo com ele, a rede vai proporcionar a geração de discussões (canais de conexão) em cinco frentes: institucionais, relações com a sociedade,sustentabilidade, novos negócios e conhecimento. “O produtor rural, que é o principal ator do setor, tem que participar ativamente das discussões, assim como os demais atores do agronegócio podem contribuir com a troca de ideias e de conhecimento”, afirma. “Através da rede, podemos unir o discurso e até levar propostas ao governo”.

O interesse comercial da rede, para a Bayer, é um mapeamento mais rápido e real da demanda dos produtores rurais, os problemas no campo, e a opinião pública. “É inegável que através da rede teremos uma resposta mais rápida, e assim, mais agilidade em pesquisas de mercado e o desenvolvimento de novos produtos”.

Até o final do ano, a multinacional espera reunir através da plataforma de colaboração cerca de 450 grandes produtores rurais (clientes diretos), 25 mil produtores rurais indiretos (clientes dos distribuidores), 300 distribuidores, 100 cooperativas, 60 consultores e 110 prestadores de serviços. A iniciativa é inédita no Brasil.

O endereço da plataforma é www.redeagroservices.com.br