Publicado em 11/06/2015 10h42

Última etapa do Rally do Pecuária passará por MT, RO e AC

Equipe 6 visitará propriedades e realizará palestras gratuitas para pecuaristas em Juara(MT), Ji Paraná(RO) e Rio Branco(AC)
Por: Ana Carolina Silveira / Renata Barbieri

O Rally da Pecuária, principal levantamento técnico privado sobre as condições da bovinocultura no País, deixa Alta Floresta (MT) na manhã desta quinta-feira para seguir até Juara, onde haverá evento gratuito para produtores a partir das 19h, para discussão de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária (veja local abaixo). No sábado, dia 13, os técnicos seguem para Juína para visitar propriedades e entrevistar produtores. Na semana seguinte, no dia 15, a Equipe 6 chega a Rondônia, para visitar as regiões de Vilhena, Ji Paraná - que sediará novo evento -, Pimenta Bueno e Porto Velho. Os técnicos finalizam as avaliações de campo e a programação de eventos no dia 18, quinta-feira, em Rio Branco, no Acre.

A expedição já percorreu os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pará e Mato Grosso, como objetivo realizar uma avaliação completa, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Ao todo, seis equipes técnicas avaliarão a quantidade de animais confinada em 2014, a intenção de confinamento para este ano, índices zootécnicos, a oferta de animais de reposição, gado para abate e as condições das pastagens, fazendo amostras e avaliações aleatórias de mais de 500 pastos diferentes.

As equipes visitarão ainda propriedades vistoriando, anotando pontos georreferenciados e fotografando pastagens para obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas. “Os estados visitados respondem por mais de 83% do rebanho bovino nacional e 90% da produção de carne”, explica Nogueira.

Em encontros agendados com cerca de 120 pecuaristas, técnicos conduzirão entrevistas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

No total, serão percorridos cerca de 60 mil quilômetros, com a realização de 13 encontros, sendo 8 eventos regionais para discussão de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária, e 5 eventos no formato do Circuito Rural, que acontecerão sempre entre 14h e 19h. Além das tendências de mercado, o Circuito Rural discutirá com os pecuaristas temas como: “21 arrobas em 24 meses: conheça o boi 7-7-7”; controle de invasoras e pastagens de alto desempenho; correção, fertilização e garantia da longevidade das pastagens; crédito, financiamento e linha ABC para a pecuária; a sucessão familiar no contexto da modernização contínua da gestão na fazenda; custos, resultados e tendências da aplicação de tecnologia na pecuária.

Realizado pela Agroconsult em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, o levantamento técnico é patrocinado por Dow AgroSciences, Volkswagen, Fertilizantes Heringer, Phibro Animal Health, Banco do Brasil, com apoio da FIESP, AgroSatélite, AgroIpes, Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria  ewww.facebook.com/rallydapecuariaoficial

 

Eventos

Juara/MT

Data e Hora: 12 de junho (sexta-feira) – 19hrs

Local: Acrivale – Associação dos Criadores do Vale do Arinos

Endereço: Av. Rio Arinos, 3124w – Centro

 

Ji Paraná/RO

Data e Hora: 15 de junho (segunda-feira) – 14hrs

Local:  Associação Rural de Rondônia

Endereço: Rua Gov Jorge Teixeira, 2335 – Nova Brasília

 

Rio Branco/AC

Data e Hora: 18 de junho (quinta-feira) – 19hrs

Local: Buffet Castelinho

Endereço: Rua Princesa Isabel, 89 – Estação Experimental

 

Roteiro

11.06 – ALTA FLORESTA/MT –  CONCENTRAÇÃO DA EQUIPE 6

12.06 – JUARA/MT – EVENTO

13.06 – JUÍNA/MT – PERNOITE

14.06 – VILHENA/RO – PERNOITE

15.06 – JI PARANÁ/RO – CIRCUITO RURAL

16.06 – PIMENTA BUENO/RO – PERNOITE

17.06 – PORTO VELHO/RO – PERNOITE

18.06 – RIO BRANCO/AC - EVENTO