Publicado em 29/10/2014 14h51

Exportações de mel aumentam mais de 100% em 2014, revela Abemel

O ano de 2014 está sendo generoso para a apicultura brasileira. Até agosto, as exportações de mel e derivados superam em 105% o volume dos primeiros oito meses do ano passado, enquanto a produção, no mesmo período, cresceu 73,6%.
Por: Agrolink

melmel

Com a melhoria das condições climáticas e a maior capacitação da cadeia produtiva, o ano representa uma retomada dos negócios para o setor e já serve como referência – o aumento do preço médio exportado nos últimos anos, passou de US$ 2,53/kg em 2009 para US$ 3,85/kg em 2014.

De acordo com a gerente executiva da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel), Flávia Salustiano, o crescimento das exportações tem incentivo determinante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que desenvolve em parceria com a Abemel, dentre outros programas, o Projeto Setorial Integrado Brazil Let’s Bee, em que 82% das empresas parceiras já exportam parte da produção. 

O objetivo é desenvolver ações de promoção comercial e ajudar produtos apícolas nacionais de qualidade a cruzar fronteiras, promovendo a participação em feiras internacionais e rodadas de negócios, realizando missões prospectivas e valorizando o produto brasileiro nos pontos de venda no exterior.