Publicado em 24/09/2014 15h59

Criadores recebem orientações sobre a alimentação balanceada para potros em Avaré-SP

Evento inicia dia 13 de outubro em Avaré (SP).
Por: LN Comunicação

Como qualquer outro animal, o cavalo necessita de uma alimentação específica, para que tenha bom desempenho, independente de seu destino: trabalho ou esporte.

Os potros, por exemplo, têm uma grande capacidade de desenvolvimento. Mas é preciso que todos os cuidados sejam tomados desde sua gestação, passando pela lactação e especialmente no período de seis a dezoito meses de idade. 

Desde o desmame é necessário que o animal receba uma alimentação balanceada. Seu crescimento inicial é muito rápido. Nas raças leves como: Mangalarga, Quarto de Milha, Hipismo, PSI, etc.), o peso ao nascimento representa 9 a 10% do peso da égua e é dobrado em pouco mais de um mês (mais precisamente em 35 dias).

A criação do potro é totalmente diferenciada de um animal de abate. Neste caso, um equino busca ter uma boa estrutura óssea e muscular, sem acúmulo de gorduras de reserva.
O animal necessita de uma alimentação específica – composta por nutrientes – para cada período de sua vida. Caso contrário, alguns tecidos podem ser comprometidos: sistema nervoso e sucessivamente do tecido ósseo, muscular e de gorduras de reserva. 

Os potros de éguas, em regime hipoproteico durante a lactação, mostram um menor desenvolvimento cerebral, confirmado por dificuldades de aprendizagem durante o adestramento. O tecido ósseo é o seguinte a ser afetado, em razão de ser o mais precoce. A incidência de problemas ósseos nos potros e cavalos jovens consequente a uma má nutrição é facilmente perceptível em qualquer criação, mesmo naquelas com linhagens acima da média.

Por outro lado, uma superalimentação pode ocasionar vários riscos aos potros, desde um desequilíbrio de minerais, de energia e proteína, sendo desta forma desaconselhável para o animal. As DOD’s (Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento), geralmente têm origem devido ao excesso de energia na dieta desses potros, podendo ocasionar uma taxa de crescimento muito rápida, levando a uma sobrecarga nas placas de epifisárias. 

“É muito importante que o animal tenha uma alimentação balanceada, manejo correto com cuidados no fornecimento de água, volumoso, concentrado e sal mineral (quantidades, frequência e qualidade). Ou seja, fornecer realmente o que é necessário para cada categoria, para que tenha melhor expressão genética e desempenho”, ressalta a veterinária e supervisora técnica de equinos da Guabi, Luzilene Souza. 

Com objetivo de ajudar o criador de potros, a Guabi apresenta duas rações específicas para este período: Equitage Potro E (durante a fase de crescimento) e Equitage Mix (destinados aos potros em Doma ou início de treinamento).

Potro E é uma ração 100% extrusada de alta digestibilidade, com 19% de proteína, 3.450 kcal de energia digestível, com inclusão de prebióticos, óleo vegetal, minerais e minerais orgânicos (Cromo, Zinco, Cobre e Selênio),  além de vitaminas (A, D e E), aminoácidos essenciais como a Lisina e Biotina (fortalecimento dos cascos). Disponível em embalagem de 20 kg. 

Equitage Mix - uma ração multiparticulas Sweet Feed com alta digestibilidade e palatabilidade. Formulada com 12% de proteina, 3.413¹ kcal de energia digestível, com inclusão de óleo vegetal, minerais, minerais orgânicos (Zinco, Cobre e Selênio), probiótico e vitaminas (A, D e E), Biotina (fortalecimento dos cascos) e aminoácidos essenciais como a Lisina. Desenvolvida para atender as exigências nutricionais dos cavalos atletas em trabalho moderado. A adição de partículas extrusadas, milho laminado, aveia laminada e melaço proporcionam uma interação perfeita ao equilíbrio nutricional. Embalagens de 30 ou 40 kg.

Com 40 anos no mercado, a Guabi é hoje uma das maiores produtoras de rações e suplementos do país e conta com cinco unidades fabris localizadas Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG) e Goiana (PE).

Serviços
35° Potro do Futuro e na 8ª Copa dos Campeões – Conformação e Trabalho
De 13 a 19 de outubro
Parque de Exposição Dr. Fernando Cruz Pimentel – Avaré – SP