Publicado em 30/05/2015 20h34

Dia Internacional do Leite será comemorado com palestras e corrida de rua

O Brasília FestLeite tem o apoio do Sistema Público de Agricultura do DF e foi idealizado para ampliar o debate sobre o produto
Por: Bruno Saviotti

fit

O Dia Internacional do Lei, comemorado em 24 de junho, será lembrado na Capital, com a realização do Brasília FestLeite que vai acontecer em dois momentos distintos. O primeiro será com a Maratona do Leite, no próximo domingo (31), no Eixão Norte (altura do setor bancário). Uma data voltada para atividades de entretenimento, prática de esportes e informação sobre o setor e produtos lácteos relacionados à saúde e ao esporte. Em menos de 15 dias, as cinco mil inscrições disponibilizadas esgotaram.

O segundo momento será marcado pela comemoração do Dia Internacional do Leite, no Museu da República, em 1º de junho. Será uma oportunidade para os representantes de laticínios debaterem sobre os principais pontos relacionados ao setor na atualidade. O Sistema Público de Agricultura, representado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF) e Centrais de Abastecimento (Ceasa/DF) se unirão a representantes da iniciativa privada para discutirem a questão do mercado, produção, beneficiamento, distribuição e legislação para o leite e seus derivados no país.

A Maratona do Leite terá como padrinho o atleta José Neves, conhecido ao realizar três provas com o filho deficiente. Triatleta há 31 anos, Neves, como é conhecido pelos companheiros, se inspirou na história do norte-americano Dick Hoyt (que também corria com seu filho deficiente), e passou a realizar as provas de triatlo com o filho. O Brasília FestLeite é um evento filantrópico e tem como objetivo ajudar instituições carentes com doações de leite arrecadados no momento das inscrições da corrida.

Após o evento, os estudantes inscritos e que estiverem presentes, terão a oportunidade de participar do processo seletivo de três vagas, com acompanhante, para visitar a sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. Além disso, 20 estudantes poderão participar de visitas às fazendas de leite, outros 20 para conhecer as indústrias de laticínios e 10 para conhecer centros de pesquisas em diversos lugares do país, em especial em Minas Gerais.

A intenção do Brasília FestLeite é fortalecer a imagem do leite na alimentação, aproximar e ampliar a importância do produto. “O cenário atual do setor de laticínios necessita de apoio e reconhecimento de setores ligados, direta e indiretamente, aos produtos lácteos, assim como os envolvidos na cadeia produtiva. O leite não está inserido nas principais pautas e preocupações objetivas do governo. Por isso criamos um evento de cunho internacional, voltado para a divulgação de um produto tão importante e necessário”, destaca o presidente da associação dos produtores e beneficiadores (G100), Gugliemo Matta.

A data do Dia Internacional do Leite foi estipulada pela FAO, em 2001, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do leite em uma alimentação equilibrada, e assim promover o seu consumo.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite, com uma produção de mais de 38 bilhões de litros de leite ao ano. O leite não é apenas uma fonte vital de nutrição para bilhões de consumidores no mundo, mas é um gerador de empregos, oportunidade para comerciantes, agricultores e outros segmentos da cadeia láctea. Requeijão, iogurte, queijo, entre outros derivados do leite, são parte da nutrição do homem e fazem bem a saúde.


Serviço:

Brasília FestLeite

Corrida do Leite - Meia Maratona 21 km, 10km, 5km e caminhada 
Data: 31 de maio (domingo) 
Horário: 8 horas
Local: Eixão Norte, (altura setor bancário)

Palestras sobre a legislação para o leite e seus derivados, novas técnicas de produção e beneficiamento, comercialização e distribuição.
Data: 1 de junho
Horário: 14h às 22h
Local: Auditório maior do Museu da República – aberto para o público.