Publicado em 23/09/2014 17h59

EuroTier 2014 em Hanôver, Alemanha já tem 2.100 expositores de 49 países já confirmados

A maior feira do mundo para profissionais da produção animal – palco perfeito para intercâmbio de informações – vitrine de novidades – EnergyDecentral 2014 – programação técnica internacional.
Por: DLG

ET-022

De 11 a 14 de novembro de 2014, é realizado no Parque de Exposições de Hanôver, Ale-manha, o maior evento do mundo para profissionais da produção animal, a EuroTier 2014. As empresas líderes do setor irão mostrar todas as novidades e uma gama completa de informações e produtos. Até agora, 2.100 expositores de 49 países confirmaram presença na feira. Além de empresas alemãs, há participação maciça da Holanda (com 163 empre-sas) e a confirmação de 129 empresas da França, China (109), Itália (84), Dinamarca (67), Espanha (59) Grã-Bretanha (46), Áustria (45), Bélgica (45), Áustria (45), Turquia (40) e Po-lônia (35). "O número de inscrições continua no mesmo patamar recorde da edição de dois anos atrás", disse o diretor da EuroTier, Karl Schlösser. Para ele, o enorme interesse de expositores estrangeiros é um sinal claro de que a EuroTier está ganhando cada vez mais importância como centro de interesses dos mercados internacionais. "Esses números  comprovam uma vez mais a liderança internacional da EuroTier em feiras para profissionais da produção animal."

Uma completa variedade de informações sobre todos os temas da produção animal da atualidade 
A EuroTier 2014 será novamente o palco ideal para o intercâmbio de informações, com os maiores profissionais do ramo. O produtor rural tem assim uma oportunidade imperdível de ter acesso a uma enorme variedade de inovações, tendências e detalhes da produção animal moderna. Todos os produtores e fornecedores líderes de mercado dos setores de pecuária bovina e suínos estarão presentes em Hanôver. O setor de gado bovino nunca esteve tão bem representado como nesta edição da EuroTier. Os líderes de mercado em tecnologia de sistemas de ordenha e refrigeração também têm presença garantida, e as principais organizações internacionais de criadores de bovinos irão reforçar a participação na feira. Além disso, o setor de suinocultura conta com grande presença de expositores na EuroTier 2014. Todas as empresas renomadas da Alemanha e do exterior irão apresentar seus produtos no parque de exposições de Hanôver. O número de inscrições aponta um ótimo crescimento nas seções destinadas à rações e insumos, saúde animal assim como medicina veterinária. Uma parte essencial da EuroTier é a enorme variedade de informações e produtos sobre nutrição e sanidade animal.

Vitrine de inovações: Inspirações para mais eficiência, precisão e bem-estar animal
Há anos as empresas esperam a EuroTier para apresentar ao público internacional suas inovações. A EuroTier é o lugar de vanguarda para lançamentos de novas máquinas, ins-talações e insumos nos mercados internacionais. As inovações nas áreas de construção e instalações de estábulos, técnicas para alimentação e manejo, tecnologias em eletrônica, controle e automação, além de gestão de dados pautam novos estímulos para mais efici-ência, precisão e bem estar animal. Uma comissão internacional e neutra de especialistas – contratada pela Sociedade Alemã de Agricultura – irá selecionar criteriosamente as ino-vações apresentadas pelos expositores e conceder medalhas de ouro e prata para as ino-vações "EuroTier". 

Destaque para a genética de ponta na criação bovina – apresentações diárias no "TopTierTreff"
As condições mais importantes para o manejo do gado leiteiro com uma produção voltada para o futuro são vacas robustas e de vida longa. É por isso que a genética de bovinos está ganhando cada vez mais importância. Neste ano, a EuroTier traz novamente um resumo exclusivo da genética de ponta que vem sendo feita no mundo. Organizações e empresas alemãs e internacionais líderes em criação bovina irão apresentar seus animais de recria no "TopTierTreff" e têm assim a oportunidade de utilizar esse fórum único em seu gênero para apresentar a genética de ponta a um público internacional altamente especializado. O "TopTierTreff" volta a ser portanto uma das maiores atrações para pecuaristas de todo o mundo. Diariamente, apresentações em alemão e, em determinados horários, também em inglês e em russo, acontecem no pavilhão com os melhores animais de todas as raças do gado leiteiro e de corte.

Especial "Alimentação automatizada para gado bovino"
Sistemas automatizados de alimentação estão sendo cada vez mais usados no manejo de gados leiteiros, de recria e de engorda. Mas qual é o grau de automatização necessário? Respostas para essas questões, o produtor rural encontra no Especial EuroTier "Alimenta-ção automatizada de gado bovino -- do silo ao rúmen", realizado em conjunto com expositores no espaço ao ar livre da feira. Diferentes soluções técnicas em exemplos reais serão apresentados ao vivo nesse Especial. Os visitantes da feira têm assim a oportunidade de ver de perto o funcionamento desses sistemas. O enfoque serão as diferentes soluções para modelos de silagens de milho e forrageiras, bem como palha/feno, concentrados e suplementos minerais. Também o processo de mistura poderá ser acompanhado, até o provimento no cocho. Além das demonstrações técnicas, o visitante irá encontrar pontos de informações sobre temas como "bem-estar animal", "meio ambiente", "custos" e "gestão para alimentação animal"  com especialistas em consultoria, ciência e da indústria.  O tema “alimentação automatizada de gado bovino" também receberá atenção especial no fórum "gado bovino", onde se realizam diariamente das 14h às 16h mesas de discussão e palestras com tradução simultânea em inglês/alemão.

Especial "Práticas inovadoras de manejo de leitões"
Cada vez mais o manejo animal e seus diferentes sistemas de produção ganham atenção crítica da opinião pública e da política. O trabalho conjunto de organizações e legisladores será indispensável no próximos anos. Com isso, os profissionais do manejo animal terão de enfrentar novos desafios. Nesse contexto, será preciso desenvolver, tanto para a construção de estábulos como para a nutrição, novos conceitos e produtos para atender às demandas de hoje. Para executar essas tarefas, será preciso – além de uma gestão adaptada do rebanho – que fabricantes de tecnologias para galpões e estábulos, nutrição, climatização e manejo de dejetos, sem esquecer os fabricantes de rações, desenvolvam soluções apropriadas para melhorar o bem-estar animal. É o que irá mostrar o Especial EuroTier "Práticas inovadoras de manejo de leitões", que será organizado pela Organização Alemã de Fomento à Construção e Gestão na Agricultura (Bauförderung Landwirtschaft, BFL) em conjunto com a DLG. O visitante poderá ver diversos exemplos de construção de estábulos e suas instalações, preparação do terreno, climatização, além da gestão sanitária, de manejo e de alimentação. Maior atenção será dada para as soluções que facilitam e contribuam para o bem-estar animal. Consultores renomados em gestão de manejo, saúde animal e estábulos guiarão o Especial respondendo a questões e esclarecendo dúvidas dos visitantes. Além disso, temas chaves do Especial também serão analisados a fundo no fórum técnico "Suínos".

Manejo de aves: Foco em nutrição, tecnologia de climatização e saúde animal
A participação de expositores do setor de avicultura será mais reduzida neste ano, devido ao fato de a World Poultry Show estar marcada para a EuroTier de 2016 em conjunto com a indústria internacional avícola. Mesmo assim, nas seções da feira destinadas a todas as espécies de animais, os produtores avícolas irão encontrar na EuroTier deste ano grande variedade de informações e produtos sobre nutrição, climatização, saúde animal e energia. 

"EnergyDecentral" – Feira internacional de inovação em abastecimento de energia 
Dentro da EuroTier é realizada também a feira internacional de inovação em abastecimento de energia, a EnergyDecentral 2014, com destaque para a geração de energia a partir de fontes renováveis, eficiência de instalações, além de armazenamento e distribuição de energia. Soluções descentralizadas tanto no setor da agricultura como também no âmbito de serviços de abastecimento e de utilidade pública, além de diferentes áreas da indústria, como fabricação de alimentos, serão tema de apresentações e discussões. A variedade de produtos e informações dos cerca de 350 expositores especializados traz tecnologias inovadoras cobrindo desde o abastecimento de energia, rede e controle, armazenamento e distribuição, até o consumo de energia. A meta é garantir o abastecimento de energia com base em um sistema de funcionamento que seja econômico e confiável. Para consolidar um abastecimento de energia por demanda e com segurança, é necessário alcançar, além do aproveitamento da bionergia em toda a sua extensão, também soluções no setor de abastecimento de energia que ainda é realizado por vias convencionais. Também aqui, os expositores prometem as soluções mais adequadas para suprir as demandas de energia. Na qualidade de fórum global sobre abastecimento descentralizado de energia, a "EnergyDecentral" irá reunir diferentes segmentos e mercados. Com sua enorme variedade de informações e produtos sobre o setor energético descentralizado, a EnergyDecentral é uma feira singular para essas questões.  

Além de todas as atracões e novidades dos expositores, a DLG irá organizar, em conjunto com parcerias, especiais sobre "processamento de dejetos e resíduos de fermentação" e "peletização e briquetagem de resíduos agrícolas, florestais e de madeira em geral".

Pela primeira vez, a "EnergyDecentral" realiza uma premiação de novidades 
Neste ano, a Sociedade Alemã de Agricultura irá destacar as evoluções do setor energético com uma premiação das melhores novidades. A concessão das medalhas "EnergyDecentral" é julgada por uma comissão independente e internacional de especialistas renomados.  A entrega das medalhas é realizada na própria "EnergyDecentral", em Hanôver.

A aquicultura é parte essencial da  EuroTier
A aquicultura é parte essencial da  EuroTier. Na EuroTier 2014, o setor irá atrair novamente a atenção de grande número de visitantes do mundo inteiro. Estarão presentes empresas líderes de tecnologia e equipamentos, fornecedores e instituições das áreas de aqui-cultura, maricultura, piscicultura e de meio ambiente. Aproveitamento de biomassa da água e de ecossistemas também será uma questão a ser abordada na EuroTier 2014. Em espaço adicional, o especial "Crescimento na água" irá trazer os últimos desenvolvimentos do setor, principalmente na produção e utilização de algas e plantas aquáticas.

O congresso BPT será novamente realizado em conjunto com a EuroTier
Em 2014, a Federação Alemã de Veterinários (Bundesverband Praktizierender Tierärzte, bpt) volta a realizar o congresso anual e a feira "Medicina Veterinária", juntamente com a EuroTier, no Parque de Exposições de Hanôver. O "International Animal Health Event", or-ganizado pela DLG e pela bpt, será novamente o ponto de encontro e uma rede de conta-tos para médicos veterinários de todo o mundo, estabelecendo também uma ponte entre a EuroTier e o Congresso da bpt. 

Oficina do futuro com tudo sobre a produção animal profissional
A EuroTier é o mais completo núcleo internacional de informações sobre a produção ani-mal profissional. O lugar onde não só as tendências da tecnologia terão o centro das atenções; a EuroTier trata de todas as questões prementes da produção animal moderna e do manejo. Em conjunto com parceirias da economia, ciência, assessoria, federações e organizações, a Sociedade Alemã de Agricultura (DLG) irá apresentar neste ano uma vasta programação técnica completando a variedade de informações e apresentações dos expositores. Conferências internacionais, como a "Conferência internacional de Avicultura", no dia 10 de novembro, e o "Fórum de investimentos na Ucrânia", no dia 13 de novembro, além de fóruns para determinadas espécies de animais com suas principais tendências e as evoluções mais importantes do setor. Entre outras atrações, o “EuroTier Pig Event”, o “EuroTier Dairy Event” e o “Poultry Event International” serão o ponto de encontro dos agricultores de todo o mundo no dia 10 de novembro de 2014 no Convention Center (CC), na noite anterior à abertura da feira. Esses eventos representam uma rede importantíssima de contato e informações para todos os agricultores. Palestrantes de renome apresentarão suas opiniões e posições sobre os temais da atualidade, dando impulsos para o futuro do setor. A Federação Alemã de Economia Avícola (ZDG) irá organizar uma reunião com seus membros no dia 10 de novembro de 2014 no Convention Center (CC) no parque de convenções de Hanôver. 

"Young Farmers Day"
Na EuroTier 2014, também será realizado o "Young Farmers Day" – para jovens agriculto-res e estudantes das ciências rurais de todo o mundo. Além da visita à EuroTier no dia 13 de novembro de 2014, a programação oferece diversos eventos informativos como bolsas de empregos, eventos sobre nutrição animal, em conjunto, entre outros, com a Associação Alemã de Nutrição Animal (DVT), e também consultorias de emprego no estande da DLG; um pódio internacional de discussão com o tema "Trilhar outros caminhos -- minha nova empresa no exterior" em conjunto com a Juventude Agrícola Alemã (BDL) e o Sindicato Jovem dos Criadores de Suínos da Alemanha (ISN), além do evento já tradicional da EuroTier, o "Young Farmers Party" no Funpark em Hanôver. 

Todas as informações estão disponíveis em vários idiomas na internet
A DLG colocou na internet um serviço especial de informações em vários idiomas para que os interessados possam se informar com rapidez e eficiência sobre a EuroTier 2014. As informações estão disponíveis em inglês, em alemão e, em parte, também em vários outros idiomas. O conteúdo do site da EuroTier é atualizado frequentemente e traz sempre informações sobre expositores, novidades assim como  a programação técnica da feira. Visitantes internacionais também podem contar com a agência de viagens da DLG com contatos em 46 países. 

Mais informações sobre a EuroTier 2014 podem ser obtidas na Sociedade Alemã de Agri-cultura (DLG), no endereço: Eschborner Landstr., 122 Frankfurt am Main, Alemanha, Tele-fone: +49 (0) 69 24788 265 069/24788-113, E-Mail: expo@dlg.org e no site www.eurotier.com.