Publicidade
Publicado em 27/10/2014 16h22

Parceria entre a Geneplus/Embrapa e ABCB Senepol contribui para o melhoramento genético do Senepol

Sumário Senepol 2014 é uma ferramenta eficaz na seleção de touros que imprimem em suas progênies animais que atendem às necessidades de cada propriedade
Por: Senepol

Sumário_Senepol_2014_V

O crescimento do Senepol no Brasil, atrelado ao desenvolvimento da raça, comprovam a eficiência do taurino tropical e a dedicação dos pecuaristas em produzir os melhores animais com genética avaliada. O aprimoramento do Senepol no país é um dos resultados alcançados pela parceria entre o Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte (Geneplus) e a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

A raça Senepol possui características zootécnicas que contribuem para sua adaptabilidade ao país, e a sua conformação frigorífica é ideal, o que justifica a busca por identificar bovinos com genética superior, visando ao melhoramento do rebanho brasileiro. Por isso, a tecnologia da Geneplus/Embrapa, aplicada em conjunto com o pecuarista, possibilita a criação de animais com genética avaliada para touros, matrizes e produtos.

A parceria entre a Geneplus/Embrapa e a ABCB Senepol foi inicialmente materializada na elaboração do Sumário Senepol 2013. A contribuição da Embrapa Gado de Corte, composta por equipe técnica, juntamente com os selecionadores da raça, é aprimorar o desenvolvimento do taurino tropical em busca do melhoramento do Senepol.

O Sumário de touros é uma ferramenta eficaz para os criadores, uma vez que orienta o pecuarista quanto à escolha do animal ideal, de acordo com as necessidades do plantel. Cada propriedade tende a selecionar animais de determinados padrões, e o Sumário desenvolvido para a raça Senepol apresenta, a partir de análises de suas progênies, os animais mais aptos para o produtor investir.

Para mostrar aos pecuaristas os principais touros geneticamente avaliados foi desenvolvido o Sumário Senepol 2014, com informações atuais a respeito dos reprodutores. Quanto à avaliação, os dados levantados foram de Peso ao Nascer (PN), o Peso na Fase Materna (P120), à Desmama (PD) e ao Soberano (PS), e o Ganho Pós-de Desmama (GPD), obtendo com todas as características as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) diretas e materna. Além das avaliações supracitadas, as características denominadas subjetivas têm: Escores de Conformação Frigorífica à Desmama (CFD) e ao Soberano (CFS), e o Perímetro Escrotal ao Soberano (PES).

Publicidade