Publicado em 27/10/2014 13h10

Demanda por frango reflui e derruba preço da ave viva em São Paulo

Os frangos que estão sendo abatidos nesta segunda-feira no interior de São Paulo foram negociados no sábado (25.10), por R$2,75/kg, valor cinco centavos menor que o praticado por exatas duas semanas anteriores e que vinha correspondendo à melhor cotação obtida pelo frango vivo no decorrer de 2014.
Por: Avisite

ggranja

Como ocorre no final do mês, a baixa deveria ser considerada normal. Mas surpreende, por representar movimento oposto ao experimentado pelo suíno e o boi, cujas cotações seguem em acelerada alta. No entanto, até esse aparente descompasso tem explicação.

O período é de refluxo de demanda para todas as carnes. Mas incide sobre a avicultura de forma diferente. Pois, com a desaceleração nas vendas da ave abatida, as empresas integradas despejam no mercado spot seus excedentes de aves vivas. É o que ocasiona desequilíbrio na oferta do frango vivo e, com ele, o enfraquecimento das cotações.

Isso significa que novas baixas podem vir a ocorrer antes da virada do mês. Por ora, o preço alcançado pelo frango vivo se encontra 5,77% acima do registrado há um ano, na mesma data, enquanto que em relação ao mesmo dia do mês passado o ganho é de 1,85%. Porém, na média do mês, o valor registrado nos primeiros 25 dias de outubro corrente permanece 2,22% aquém da média alcançada há um ano.