Campo Grande sedia fórum sobre uso de IA e transformação digital no agronegócio
Publicado em 11/06/2026 11h45

Campo Grande sedia fórum sobre uso de IA e transformação digital no agronegócio

O Senar/MS abriu as inscrições para o Inova Agro, encontro focado em inteligência artificial e transformação digital que reunirá especialistas no dia 30 de junho de 2026, no auditório da Famasul, em Campo Grande.
Por: Redação

A incorporação de ferramentas digitais avançadas redefine os parâmetros de eficiência dentro das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de aproximar a base produtora das soluções automatizadas que lideram a vanguarda tecnológica mundial, o Senar/MS, com o apoio institucional do Sistema Famasul, promove o Inova Agro – Encontro de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio. O fórum presencial debaterá o impacto da inteligência artificial (IA) no planejamento de safras e no monitoramento animal.

O encontro foi desenhado para atuar como uma plataforma de integração entre produtores rurais, startups de base tecnológica (AgTechs), empresas multinacionais de insumos, pesquisadores acadêmicos e analistas de mercado. Os debates focarão na aplicação prática da ciência de dados e de algoritmos preditivos, mostrando como essas inovações deixaram de ser projeções futuras para se tornarem ferramentas de sobrevivência e margem financeira no campo.

O Inova Agro foi pensado para mostrar, de forma prática, como a inteligência artificial e outras tecnologias estão sendo aplicadas no campo. Queremos apresentar experiências reais, discutir tendências e conectar pessoas que estão construindo o futuro do agronegócio brasileiro.” — Wellington Matsumoto, coordenador de Inovação e Desenvolvimento do Senar/MS.

Programação técnica e inteligência de dados aplicada

A grade científica do evento trará painéis dinâmicos e focados na eficiência de custos por hectare. Um dos principais destaques será a participação do empresário Sérgio Topfstedt, sócio-fundador da LEEGA Consultoria e especialista em arquitetura de dados e inteligência artificial. Ele conduzirá a palestra magna demonstrando casos práticos de ganhos de rendimento a partir da filtragem de dados climáticos e agronômicos na tomada de decisão gerencial.

A pecuária de corte, segmento de peso econômico vital na região, ganhará espaço dedicado com o médico-veterinário e consultor Rogério Peres, que atualizará a audiência sobre o panorama nacional de automação em confinamentos e rastreabilidade individual. Já o segmento de grandes culturas agrícolas será destrinchado por Danielle Leonel, coordenadora de Inovação do HUB CNA, apresentando as tendências de digitalização de máquinas e o avanço da conectividade rural no Brasil.

Cronograma de Painéis e Debates Técnico-Científicos

Horário / Janela Painel Temático Selecionado Especialistas Confirmados Foco da Discussão
Abertura / Manhã Inteligência Artificial na Prática Sérgio Topfstedt (LEEGA) Tomada de decisão, uso prático de dados e ganhos de eficiência.
Meio-dia Inovação e os desafios do agro S. Topfstedt, L. Galvan e D. Leonel Gargalos de conectividade, custos de implantação e segurança.
Tarde Inicial Panorama Nacional na Agricultura Danielle Leonel (HUB CNA) Startups no campo, monitoramento por satélite e automação.
Tarde Final Panorama de Inovação na Pecuária Rogério Peres (Consultor) Ferramentas de gestão para ganho de peso e eficiência na carne.
Encerramento Painel de Debate e Interação D. Leonel, R. Peres e José Pádua Espaço aberto para perguntas do público e rede de contatos.

Fortalecendo conexões e o ambiente de negócios

Além de absorver conteúdos técnicos de alta relevância mercadológica, os participantes contarão com uma infraestrutura projetada para o desenvolvimento de networking qualificado. Os intervalos das palestras servirão para conectar desenvolvedores de softwares agrícolas a investidores anjos e fazendeiros interessados em realizar testes-piloto de novas tecnologias em suas áreas de cultivo.

A liderança do Senar/MS reforça que as soluções apresentadas visam descentralizar a inovação, permitindo que produtores de diferentes escalas tenham acesso a mecanismos que reduzem o desperdício de adubos e defensivos. Os interessados em garantir uma vaga no auditório da Famasul e emitir o certificado de participação já podem efetuar a inscrição gratuita diretamente nos canais digitais da entidade, atentando-se aos horários do serviço oficial.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Clique aqui para se inscrever: INOVA-AGRO – Encontro de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio 

  • Evento: Inova Agro – Encontro de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio

  • Data Oficial: 30 de junho de 2026

  • Horário de Funcionamento: Das 08h às 16h30

  • Local Físico: Auditório da Famasul – Campo Grande (MS)