Brasil e EUA reativam canal direto para negociar comércio
Publicado em 07/10/2025 10h27

Brasil e EUA reativam canal direto para negociar comércio

Em telefonema de 30 minutos, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump retomaram o diálogo direto entre Brasil e Estados Unidos nesta segunda (6).
Por: Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, restabeleceram o contato direto em uma ligação telefônica na manhã desta segunda-feira (6). A conversa, com duração aproximada de 30 minutos, foi descrita como amistosa e representa um passo importante na diplomacia entre as duas maiores economias do continente.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que acompanhou o desdobramento da chamada. O contato ocorre após um reencontro entre os dois líderes durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e abre um novo capítulo nas negociações bilaterais.

Segundo a nota do Mapa, o presidente Lula destacou que o momento é uma oportunidade para restaurar as históricas relações de amizade entre as nações, que já completam 201 anos. A importância da parceria comercial foi um dos pontos centrais da conversa.

O Brasil é um dos três únicos países do G20 com os quais os Estados Unidos mantêm um superávit em sua balança de bens e serviços, um dado que evidencia a força e a relevância do intercâmbio comercial para a economia norte-americana e o potencial de expansão para o setor produtivo brasileiro.

Durante o telefonema, Lula apresentou demandas específicas do governo brasileiro. O presidente solicitou a retirada da sobretaxa de 40% aplicada sobre produtos nacionais e o fim de medidas restritivas que atualmente são impostas a autoridades do país. A pauta busca ampliar a competitividade das exportações, especialmente as do agronegócio.

Como resultado prático da conversa, o presidente norte-americano designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para avançar nas negociações. A equipe brasileira que dará continuidade ao diálogo é formada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).

Na mesa de negociações estarão temas como a revisão de acordos comerciais e a implementação de novos mecanismos de cooperação mútua nas áreas de agricultura e tecnologia. A expectativa é que as equipes técnicas iniciem os trabalhos em breve para detalhar as propostas.

Os dois presidentes também manifestaram o interesse em agendar um encontro presencial. Lula sugeriu que a reunião aconteça durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e estendeu o convite para que Trump participe da COP30, que será realizada em Belém (PA).

Acompanharam a chamada, pelo lado brasileiro, o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad e Sidônio Palmeira, além do assessor especial da Presidência, Celso Amorim.