Missão na Ásia abre mercado para tilápia de MS em Singapura
Publicado em 15/08/2025 11h08

Missão na Ásia abre mercado para tilápia de MS em Singapura

O Governo de Mato Grosso do Sul e a Fiems encerraram missão em Singapura com avanços para exportar tilápia e atrair investimentos em infraestrutura.
Por: Redação

A etapa final da Missão Ásia, que também passou por Índia e Japão, concentrou agendas estratégicas em Singapura. A comitiva sul-mato-grossense apresentou projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e de infraestrutura ao fundo soberano Temasek e debateu modelos sustentáveis com a plataforma GenZero.

Os encontros buscaram potencializar a presença do estado no continente. “Tivemos um dia produtivo de trabalho, em reuniões com fundos de investimento em diversas áreas de atuação, como na área ambiental”, afirmou o governador. Segundo ele, algumas empresas ligadas aos fundos já investem em Mato Grosso do Sul.

A comitiva também se reuniu com o RGE Group, conglomerado global com atuação nos setores de papel, óleo de palma e energia. Durante a missão, foi assinado um entendimento com a Bracell, empresa do grupo que investe na área de celulose no estado.

Oportunidade para a proteína animal

O diálogo com a Singapore Meat Traders’ Association (MTA) abriu uma nova frente para a exportação de proteína animal, com foco na tilápia. A busca por novos mercados foi impulsionada por uma sobretaxa anunciada pelos Estados Unidos, gerando a necessidade de diversificação.

A associação de Singapura demonstrou interesse em distribuir a tilápia sul-mato-grossense para outros mercados da região, como Japão, China e Indonésia. O país asiático se apresenta como um destino estratégico por não impor tarifas de exportação.

“Tivemos inúmeros avanços com possibilidade de abertura de novos mercados para a proteína animal do Estado, parcerias tecnológicas e investimentos”, apontou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Produção de tilápia em MS

O governo estadual trabalha para organizar a cadeia produtiva por meio do Plano Estadual PRO-PEIXE. A meta é elevar a produção da piscicultura, que alcançou 40,5 mil toneladas no ano passado, de forma ambientalmente correta e economicamente viável.

Desse total, mais de 38 mil toneladas foram apenas de tilápia. O estado investe na estrutura de abate, processamento e fortalecimento da cadeia para ampliar a competitividade do produto no mercado externo.

Mato Grosso do Sul é o maior exportador brasileiro de tilápia.