Marcelo Bertoni foi reeleito, por unanimidade, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para o quadriênio 2025-2029. A eleição, realizada neste sábado (14), das 9h às 15h, permitiu que os delegados de cada município registrassem seus votos de forma híbrida.
A nova diretoria, além de Bertoni, é composta por Mauricio Saito (Itaporã) como vice-presidente, Frederico Stella (Aquidauana) como diretor-tesoureiro e Fábio Olegário Caminha (Maracaju) como diretor-secretário.
Bertoni, que já havia assumido o primeiro mandato em 2021, também com aprovação unânime, reafirmou o compromisso de manter as ações que fortalecem as relações institucionais, a produção sustentável e a segurança jurídica no campo.
"Seguiremos firmes na missão de ser a voz de cada produtor rural do nosso estado", declarou Bertoni. "Acreditamos na força do diálogo como melhor caminho para resolução de conflitos e avanços para o setor produtivo."
O presidente reeleito destacou a importância da conexão entre os poderes executivo, legislativo e judiciário para a construção de políticas públicas eficazes e o fortalecimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul.
Produtor rural desde 1989, com propriedade em Bonito, Marcelo Bertoni tem uma longa trajetória no setor. Ele foi um dos fundadores do MNP Jovem (Movimento Nacional dos Produtores) e diretor-secretário da Acrivan (Associação dos Criadores do Vale do Aquidaban e Nabileque).
Entre 2011 e 2016, Bertoni presidiu o Sindicato Rural de Bonito, atuando como vice-presidente entre 2017 e 2019. Foi eleito diretor-tesoureiro da Famasul para o triênio 2018-2021, com foco em pautas de conservação ambiental atreladas à produção.
Como presidente da Famasul, Bertoni expandiu a representatividade dos produtores rurais para os âmbitos estadual, nacional e internacional. Ele defendeu pautas de interesse do agronegócio, com ênfase na segurança jurídica e na sustentabilidade.
Atualmente, Bertoni preside a Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e ocupa uma cadeira na Comissão Especial da ADC-87, que trata do Marco Temporal.
Ele também é conselheiro da Apex Brasil e participou de missões internacionais, incluindo a recente conquista do certificado internacional de zona livre de Febre Aftosa no Brasil, na França. Bertoni é membro do Instituto Pensar Agro (IPA) e já presidiu o conselho deliberativo do Sebrae/MS.
A Famasul, que congrega 69 sindicatos rurais, desempenha um papel crucial na representação dos produtores, no desenvolvimento sustentável do agronegócio e no fortalecimento das relações institucionais. A federação é uma das 27 instituições sindicais de grau superior que integram a CNA.
A instituição, com quase meio século de existência, tem acompanhado o crescimento da agropecuária no Brasil, permitindo apenas uma reeleição para o cargo de presidente.
A Famasul atua no desenvolvimento sustentável do agronegócio e no fortalecimento das relações institucionais.