Um estudo liderado por Gustavo Borges Lima, doutorando em Recursos Hídricos, está investigando o potencial da metodologia Alternate Wetting and Drying (AWD) na produção de arroz em terras baixas sistematizadas na região de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. Gustavo, que tem compartilhado o progresso de sua tese em suas redes sociais, destaca que o trabalho está sendo conduzido na Agropecuária Canoa Mirim, com o apoio de uma equipe técnica tanto local quanto internacional.
O método AWD consiste no controle preciso do nível da água entre os quadros de cultivo, utilizando sistemas de comportas e tubulações de PVC. Essa abordagem inovadora tem como objetivos principais a redução do consumo de água e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, como o metano. Ao promover uma irrigação mais eficiente e sustentável, o estudo busca demonstrar a importância de unir a pesquisa científica com a prática agrícola para enfrentar os desafios ambientais e otimizar a produção.
Além de promover uma irrigação mais sustentável, o trabalho de pesquisa visa contribuir diretamente para a descarbonização do planeta. A aplicação prática do método AWD na produção de arroz demonstra o potencial de práticas agrícolas inovadoras para alinhar a produtividade com a preservação ambiental. A iniciativa busca mostrar que é possível produzir alimentos de forma eficiente, ao mesmo tempo em que se reduz o impacto ambiental da agricultura.
“Este trabalho está sendo realizado na Agropecuária Canoa Mirim e conta com a colaboração da equipe técnica, pesquisadores locais e internacionais, unindo esforços para alinhar ciência e prática no campo. Seguimos comprometidos em buscar soluções que impactem positivamente a nossa região e o planeta!”, afirma o pesquisador, em seu perfil na rede social LinkedIn, reforçando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade na agricultura.