A Agromek, maior feira agrícola do norte da Europa, inicia-se nesta terça-feira com um discurso de abertura do Ministro de Alimentos, Agricultura e Pesca, Jacob Jensen. Antes de abrir os 14 pavilhões da exposição, o presidente da Agromek, Sten Andersen, dará as boas-vindas ao público. Esta edição será a maior dos últimos 10 anos, com 556 empresas expositoras alinhadas aos sete setores da feira: máquinas agrícolas, tratores e colheitadeiras, manejo de culturas, equipamentos para pecuária, energia, conhecimento e serviços e construção, estrada e parque.
Entre os destaques está a presença de 12 marcas de tratores, abrangendo quase todo o mercado dinamarquês, um avanço em relação a 2022. Entre as marcas representadas estão John Deere, Fendt, Massey Ferguson, Valtra e New Holland. Outro ponto forte é o pavilhão de energia, que aborda tecnologias como biogás e pirólise, áreas fundamentais no contexto do acordo verde tripartite e da transição energética sustentável.
A programação inclui mais de 60 atividades, entre palestras no palco principal, que abordará inovação e conhecimento, e no palco de energia, voltado para temas como biogás. A feira também contará com a exposição de gado da VikingDenmark, que trará inovações em reprodução e tecnologias de coleta de dados, além de um show de bovinos de corte.
No pavilhão C, dedicado à construção e infraestrutura, haverá workshops ao vivo com aprendizes, a competição de Melhor Aprendiz da Dinamarca em mecânica agrícola e um torneio de Farming Simulator. Além disso, no primeiro dia, o Agromek Award Show premiará os produtos mais inovadores, reconhecidos com as Estrelas Agromek, consolidando a feira como referência no agronegócio europeu.