Publicado em 19/11/2024 17h00

Fórum da Feicorte destaca irrigação como estratégia para aumentar eficiência na pecuária

Especialistas apresentaram dados e informações sobre os benefícios da prática para a produção de bois a pasto.
Por: Assessoria de imprensa


O professor da Esalq-USP, Fernando Mendonça, durante sua apresentação

A programação da Feicorte - Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, em Presidente Prudente (SP), recebeu especialistas para o “Fórum Irrigação” no primeiro dia do evento (19/11), na Arena Feicorte. Nesse bloco de palestras, o segundo do dia, a pauta envolveu estratégias visando produção e renda na atividade pecuária à pasto.

A irrigação é estratégica para a segurança alimentar, conforme explicou a diretora da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Priscila Silvério Sleutjes. “Com água otimizamos e verticalizamos a produção; consequentemente, aplicando tecnologia na mesma área, evitamos a expansão para novas áreas de agricultura ou de pecuária. Então, a irrigação é sinônimo de sustentabilidade, porque traz mais qualidade de produção para a mesma área que já está consolidada”.

O professor da Esalq-USP, Fernando Mendonça orientou que o planejamento para implementar um sistema eficiente de irrigação começa conhecendo o sistema de produção. “É preciso analisar o que é feito, com foco nos processos; detectar falhas e problemas; propor e implementar as mudanças necessárias e analisar seus efeitos. Depois, recomeçar esse mesmo ciclo”, recomendou.

O Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) também é beneficiado pela irrigação, como afirmou o presidente do Conselho da Fundepag, presidente do LIDE Agronegócio e presidente da Rede ILPF, Francisco Matturro. “Essa junção potencializa o manejo de culturas e a melhoria do solo, proporciona água na quantidade ideal, promove resistência a variações climáticas e o aumento da biodiversidade do solo, promovendo sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

O evento segue até o dia 23 de novembro com uma programação diversificada, envolvendo mais de 45 palestrantes e 40 horas de conteúdo. A cidade foi escolhida para sediar o retorno deste importante evento da pecuária pois a região detém o maior rebanho de bovinos do Estado de São Paulo, com cerca de 1.600.000 animais.

Publicidade