Cerimônia de Abertura da Feicorte - Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne e Entregas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Foto: Celio Messias / Governo do Estado de SP
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, anuncia nesta terça-feira (19), um pacote de medidas em prol da pecuária paulista, durante a abertura da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, a Feicorte 2024, um dos maiores eventos do setor pecuário, que ocorre em Presidente Prudente, entre os dias 19 e 23 de novembro.
Entre os anúncios principais está o lançamento do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos do Estado de São Paulo (SIRBOV-SP) da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O sistema tem como objetivo permitir o monitoramento individual dos animais, proporcionando ao setor pecuário paulista mais competitividade para abertura de novos mercados, exigência crescente dos mercados internacionais.
“A partir do SIRBOV-SP, os pecuaristas terão a oportunidade de melhorar a gestão de seu rebanho, acompanhando dados como ganho de peso, crescimento, alimentação e produção de cada animal. É uma inovação para um setor tão importante como a pecuária”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
Outro destaque é a entrega de 502 títulos de regularização fundiária, sendo 50 títulos de pequenos, médios e grandes produtores em 11,4 mil hectares, por meio da leis 17.557/2022 e 11.600/2003, 326 de lotes de assentamentos em 6 mil hectares, por meio da Lei 17.517/2022, 100 títulos de próprios de assentamentos em 2,5 mil hectares e 26 títulos de próprios estaduais.
Em quase dois anos, a Fundação Itesp já entregou cerca de 3000 títulos de imóveis rurais, incluindo próprios, quilombos e a titulação a pequenos, médios e grandes produtores rurais, que alcançam a marca histórica de mais de 110 mil hectares regularizados. Já a regularização fundiária urbana em pequenos municípios, chega a mais de 8000 imóveis em núcleos de interesse social.
Além disso, durante o evento, o Fundo de Defesa Estadual da Sanidade Animal (FUNDESA) será encaminhado para a Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp). O fundo complementar indenizatório, executado por meio da Defesa Agropecuária (CDA), tem o objetivo de gerar segurança aos produtores, ressarcindo pecuaristas em caso de novos focos de febre aftosa.
FUNDESA
O ressarcimento aos produtores ocorre em decorrência da retirada da vacinação em 2024, quando o Estado de São Paulo atingiu a excelência em sanidade animal com o reconhecimento nacional do status livre de febre aftosa sem vacinação. O valor da contribuição, alinhado com a cadeia produtiva, será por cabeça de gado, sendo muito mais barato do que o custo de uma vacina.
O território paulista conta com mais de 10 milhões de cabeças de gado na cadeia produtiva, sendo 3 milhões destinados ao abate, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura, colocando SP entre os principais exportadores de carne bovina do mundo.
SIRBOV-SP
O SIRBOV-SP tem como objetivo, permitir o monitoramento individual dos animais, proporcionando uma série de benefícios diretos e indiretos tanto para o setor público quanto para o setor privado. Entre os benefícios do sistema estão o controle sanitário e a segurança do alimento, competitividade e expansão de mercados, sustentabilidade e bem-estar animal, eficiência e gestão da pecuária, além da possibilidade de implementação de futuras políticas públicas e o monitoramento setorial.
“Dessa forma, a implantação do sistema de identificação animal e rastreabilidade individual no Estado de São Paulo é uma medida estratégica e necessária para promover a saúde pública, a economia, a sustentabilidade e a qualidade da produção animal”, comenta Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Defesa Agropecuária.
Sobre a Feicorte
Durante 19 anos, a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne foi a maior feira indoor de gado de corte da América Latina, realizada anualmente em São Paulo. Presidente Prudente (SP) foi escolhida para sediar o retorno deste importante evento da pecuária. A região detém o maior rebanho de bovinos do Estado de São Paulo, com 1,6 milhão de animais.
O evento terá uma programação diversificada, com mais de 45 palestrantes e 40 horas de conteúdo, quatro leilões, mais de 500 animais de 10 raças bovinas palestras e discussões, simpósios, leilões, exposição de animais, mais de 80 empresas, degustação e harmonização de produtos artesanais paulistas, desfile de touros, área de demonstração de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e Beef Hour.
A realização da Feicorte é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com promoção da Verum.
SERVIÇO
Feicorte - Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne
Data: 19 a 23 de novembro de 2024
Local: Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente (SP)